Professora entendeu a proposta dos jogos e passou a enxergá-los como ferramenta pedagógica
Em 2017 o município de Beberibe/CE foi um dos três escolhidos para o Projeto Piloto com a nova proposta usando jogos. E na Escola Desembargador Pedro de Queiroz, Xênia Cardoso teve sua vida mudada. “Conheci o IBS através da Oficina de Leitura. Ao conhecer os jogos, pedi auxílio à professora Zenaide para me dar dicas de como agregar os jogos nas aulas de Português e ela me
orientou a leitura de alguns livros que fazem parte do acervo IBS doado para a nossa escola. A partir daí,
não parei mais”, ela explica.
Numa época em que ainda se associava Educação Financeira principalmente à Matemática, era pouco
provável que uma professora de Português se tornasse uma das maiores entusiastas e multiplicadora dos jogos em seu município. Mas foi exatamente isso que aconteceu.
Trazendo vivências do dia a dia para dentro da sala de aula, como economia e gastos domésticos, Xenia descobriu novas formas de engajar os alunos e, principalmente, impactar positivamente no aprendizado. “Ao longo dos anos fui adaptando textos, produzindo paródias, poemas e trabalhos. Em casa, vejo mudanças radicais entre todos”, diz.
Na sala de aula não foi diferente e ela aproveitou o caráter interdisciplinar dos jogos. “Falo sobre reutilizar e reciclar, como reorganizar a vida financeira da família através de simples tabelas de gastos, lista de compras, a importância de valorizar o que temos, poupar e aplicar”, explica.
E os resultados colhidos nesses cinco anos já são visíveis. Entre planos de aula e projetos implementados,
como o 30 Minutos pela Matemática, ela segue na missão. “Hoje escuto relatos de mudanças de hábitos dos filhos e da alegria em ver a transformação do comportamento sobre o valor dado ao que se tem. É
essa alegria que me faz continuar transformando”, finaliza.