Escolas ribeirinha e rural, além de urbanas, vivenciam a importância da Educação Financeira
Como sabemos, o Brasil é um país de múltiplas realidades. E o projeto de Educação Financeira traz, cotidianamente, reflexões e aprendizados sobre a aquarela de cores, culturas e tradições representadas por jovens e educadores das mais diferentes regiões.
Em novembro, o Instituto Brasil Solidário visitou o Amazonas para registrar in loco as ações realizadas por escolas de Manaus. São localidades rurais e ribeirinhas, mas que apresentam os mesmos anseios de escolas de grandes centros urbanos quanto à educação de qualidade.
A Escola Municipal Elizabeth Siqueira, por exemplo, fica localizada em uma comunidade ribeirinha à qual só se chega após uma travessia de barco que dura até 2 horas. Apesar do desafio logístico, a instituição já conta com exemplares dos jogos Piquenique e Bons Negócios. Os educadores, por sua vez, cursam a formação EaD de Educação Financeira, aproveitando a plataforma digital de estudos e as aulas on-line.
Professora de matemática da escola, Juliana Santos explica que vem trabalhando os jogos de forma interdisciplinar com os professores de Língua Portuguesa e Ciências. “Observei a possibilidade de trabalhar na disciplina de Ciências os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, na disciplina de Português a leitura e a escrita. Na Matemática, venho trabalhando as operações, cálculo de porcentagem.”
Foram também visitadas uma escola em área rural da capital amazonense, a São Judas Tadeu e da região urbana, a Helena Augusta Walcot. Em ambas, os alunos e educadores demonstraram uma grande capacidade de reflexão provocada pelos jogos. “O Jogo Piquenique me fez ter um olho melhor sobre a vida, de quanto eu gasto, a importância de economizar. No meio do caminho podemos ter altos e baixos, por isso o jogo serviu de aprendizado sobre como escolher um bom produto e ver os preços e a ter responsabilidades”, relata a aluna Ana Vitória Siqueira de Almeida, de 12 ano, do 7º ano do Fundamental.
Para Agnes da Silva Amaral, também do 7º ano, “o jogo Piquenique ensinou que é importante economizar, não ficar comprando coisas que não precisamos, e também a separar o dinheiro de forma mais organizada”.