O ano de 2025 será um ano movimentado na vida do Instituto Brasil Solidário. Além de completar 25 anos de vida, o Instituto tem programado este grande lançamento, que contará toda a história do projeto Vamos Jogar e Aprender.
Dentro do IBS, a Educação Financeira foi a mais recente dentro das áreas temáticas trabalhadas. Só a partir de 2017 ela se consolidou como eixo temático em nossos projetos – antes mesmo que a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) fosse homologada. Mas não se deixe enganar por essa história mais curta, pois foi uma jornada intensa e cheia de acontecimentos marcantes ao longo desses oito anos, que levaram o IBS a bater a marca de 1.6 milhão de alunos.
É uma história muito rica e complexa e que merece um capítulo à parte dentro da história do IBS. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de contar essa jornada através de um documentário que traça toda a linha do tempo, desde os desenhos iniciais do projeto até o momento atual. Virando o Jogo será o nome do filme e a estreia está marcada para maio de 2025.
Personagens nessa história não faltam e todos os atores que participaram do processo foram ouvidos, desde a equipe IBS, passando pelos financiadores que nos apoiaram, até chegar nos gestores municipais, professores e alunos que transformaram o Piquenique e o Bons Negócios numa metodologia vencedora, transformando vidas de comunidades em todo o Brasil.
Portanto, vamos iniciar a nossa série especial de matérias, conhecendo primeiro quem está por trás das câmeras nessa produção. Tango Bililica, Alumeia Filmes e Alessandro Nogueira são as três produtoras associadas ao projeto e ficaram responsáveis pelas filmagens, enquanto o roteiro e a edição são de responsabilidade de Deco Parisatto.