Por falar em municípios gaúchos, é preciso destacar o intenso calendário de formações já em andamento em Uruguaiana. O cronograma de apresentação e mobilização do projeto com os jogos de Educação Financeira, realizado pela Secretaria de Educação do município, começou em setembro com ações práticas e rodadas de jogos com a equipe de educadores que participou da Formação EaD.
Já há programação prevista até novembro, envolvendo a entrega dos jogos em todas as escolas, junto a um seminário preparatório de todo o conteúdo visto durante as oficinas com os multiplicadores.
Segundo Itália-Mar Rangel, diretora de ensino da Secretaria de Educação de Uruguaiana, o planejamento do projeto tem sido pensado com muito cuidado, entendendo que o material precisa chegar às escolas com uma proposta de formação. Para a educadora, é preciso dar a oportunidade de os professores terem acesso a todo o conhecimento junto aos multiplicadores, envolvendo várias etapas de diálogo e articulação com os gestores das escolas.
“A ideia é aproveitar na íntegra tudo que a gente aprendeu na formação e tudo que os jogos vão oferecer aos nossos educandos, entendemos que, se nós quisermos jovens e adultos no futuro conscientes da questão da sustentabilidade, do não consumir somente por consumir, da importância de um planejamento familiar, precisamos investir agora”, explicou Itália-Mar. “Queremos preparar nossos educadores com esse material, não simplesmente entregar os jogos nas escolas, mas fazer uma entrega fundamentada com a rede conscientizada, para garantir o bom uso não só dos jogos, mas de todo o conhecimento enriquecedor que foi adquirido durante a formação de Educação Financeira”, destacou.
Para Marlise Silveira, assessora ambiental do 10º Conselho Regional do Rio Grande do Sul – CRE, o alcance do projeto nessa região tem um significado muito importante devido à dificuldade em alinhar ações para esses municípios, distantes da capital gaúcha. Segundo ela, as escolas anseiam por iniciativas que possam enriquecer o currículo escolar e possibilitar novas oportunidades de aprendizado aos alunos.
“Nós agradecemos muita oportunidade do projeto ter chegado a essa região, que fica aqui bem pertinho da Argentina, e que tem uma dificuldade de receber materiais e projetos. Fizemos um empenho muito grande para a que 10º CRE fosse contemplada, por saber da seriedade desse programa. Estamos preparando essa articulação com todo o empenho, buscando a capacitação dos professores, trazendo a questão que o curso colocou muito bem, da BNCC, da interdisciplinaridade, para que eles apliquem na escola com todo esse conhecimento”, enfatizou.