Vanderlúcia Alencar, de Cajazeiras, é mediadora/multiplicadora do projeto de Educação Financeira – Vamos Jogar e Aprender
A coordenadora pedagógica Vanderlúcia Alencar é uma mediadora/multiplicadora do projeto de Educação Financeira do Instituto Brasil Solidário. Isso significa que ela não apenas tem o certificado de formação do IBS, como também se dedica a espalhar o conhecimento em Educação Financeira para colegas de outras escolas, municípios e regiões.
Vanderlúcia, portanto, é uma verdadeira apaixonada pelas transformações proporcionadas por esse conhecimento para toda a sociedade. “Ensinar a Educação Financeira envolve a construção de uma nova mentalidade, na qual será possível empoderar os alunos para se relacionarem com o dinheiro e ampliar a consciência sobre a tomada de decisões relacionadas a recursos finitos, como o próprio tempo”, ensina a educadora.
Uma verdadeira transformação no próprio estilo de vida. Foi assim que nasceu a paixão de Vanderlúcia pelo projeto. “Minha relação foi despertada há pouco mais de um ano, por meio da parceria entre a Secretária da Educação de Cajazeiras com o IBS”, recorda, citando a formação EaD. “Com a primeira formação, fomos descobrindo a riqueza que tem a Educação Financeira, não só em termos de conhecimentos pedagógicos, mas em como ela vai além, trazendo reflexões para as práticas que devem ser adotadas durante a vida. A Educação Financeira iniciou uma mudança em mim, na minha família, no meu lar”.
Jogando com as famílias
A educadora paraibana tem um verdadeiro “xodó” pelos jogos Piquenique e Bons Negócios. “Os jogos são muito ricos, colaboram definitivamente para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos jovens e dos professores”, relata. “O Piquenique e o Bons Negócios não se limitam ao ambiente escolar, a gente incentiva o uso junto às famílias. É assim que vemos a Educação Financeira acontecer de verdade, contagiando familiares e toda a comunidade.”
Para o próximo ano letivo, em 2023, Vanderlúcia Alencar está determinada a seguir atuando como mediadora do projeto, multiplicando a Educação Financeira pela Paraíba. “A Educação Financeira veio para ficar, é para a vida. Não me vejo na escola sem estar abordando este tema de forma interdisciplinar. Aprendemos a pensar na , desmistificamos a ideia de que a Educação Financeira esteja atrelada à Matemática. É muito mais do que isso, é qualidade de vida!”