A tabuada sendo trabalhada de forma criativa e divertida com os jogos Piquenique! Unindo o material lúdico dos jogos de educação financeira ao projeto de matemática com foco em aprimorar o ensino da tabuada, a Escola Francisco Raimundo Dutra, em Jericoacoara/CE, conseguiu resultados imediatos de melhora no desempenho dos alunos do 6º ao 9º ano, fazendo uma adaptação com continhas de multiplicar nas cartas retiradas no percurso do tabuleiro. O projeto foi apresentado na Feira de Ciências do município com apresentação dos próprios alunos que participaram das atividades.
Segundo a Professora de Matemática, Rejane Félix, o projeto já vem sendo trabalhado há dois meses com os alunos e a partir da adaptação com os jogos Piquenique foi possível uma maior interação da turma com as atividades e uma resposta muito positiva de melhora na aprendizagem.
“Foram trabalhadas diversas ações, mas a de maior relevância foi com o Jogo Piquenique adaptado, está sendo um sucesso na turma, os alunos amaram a adaptação e conseguiram melhorar muito na tabuada, principalmente na multiplicação”, ressalta a professora.
A proposta é bem simples e tem alguns ajustes que a escola aprimorou acrescentando novas cartinhas para o ensino da tabuada. Para nos inspirar e compartilhar mais um exemplo de boa prática para a sala de aula, segue abaixo as regras adaptadas pela escola:
- Como jogar:
São adicionadas cartas numeradas de 1 a 10 ao jogo.
O jogador lança o dado e tira uma carta sem ver o seu valor. Ao revelar o valor o jogador multiplica o número do dado por esse valor da carta.
Se o resultado estiver correto o jogador anda como pião no tabuleiro.
Se o resultado for de 1 a 10 anda uma casa, de 11 a 20 anda duas casas, de 21 a 30 anda três casas e assim sucessivamente.
Se o jogador errar a conta, ele permanece onde está e paga uma América ao banco.
Vence o jogo quem tem mais dinheiro no final do percurso.
[ngg src=”galleries” ids=”56″ display=”basic_thumbnail”]
Nossa escola é show!!! Os meninos amam os jogos. Gratidão IBS!!!!
Parabéns a professora Rejane por dinamizar um jogo que já é bacana, tendo uma resposta imediata de aceitação dos alunos e parabéns ao IBS por compartilhar essa experiência com outras escolas e educadores. Educação também se faz com criatividade e parceria. Show
Proposta excelente, professora Rejane arrasou na adaptação, parabéns ao nosso 6° ano.
Parabéns pelo empenho e trabalho da professora e dos alunos. Esses jogos são maravilhosos e os alunos adoram quando a aula é com eles
Ótimo jogo e uma excelente metodologia, que faz com que os alunos aprendam enquanto se divertem.