Neste último ciclo de formação EaD do ano registramos um marco histórico para o projeto: em 2024, o IBS conseguiu reunir numa mesma turma representantes de organizações do México, Colômbia e Peru.
Com a expansão internacional das atividades, o projeto lançou a Capacitación Financiera – LATAM EaD, com tradução simultânea em espanhol, que conclui sua primeira turma do ano, abrindo mais um momento interativo com a equipe IBS e todos os participantes no Encontro Pedagógico, compartilhando várias dicas e orientações das práticas que podem ser realizadas com uso dos jogos Picnic e Buenos Negocios, doados pelo projeto.
O momento abriu espaço para ressaltar o alcance promovido pelo projeto, que segue fomentando boas práticas pela América Latina, com a oportunidade de criar conexões entre diversos países, num intercâmbio de aprendizado dentro e fora do ambiente escolar.
Durante o encontro, os profissionais compartilharam ações já iniciadas, seja nas escolas ou mesmo em espaços culturais da região, incluindo bibliotecas e organizações sociais que tem mobilizado as ações junto as comunidades locais.
“Os educadores já conseguiram iniciar a implementação do projeto no ano passado. Na formação deste ano, toda a equipe recebeu o treinamento do projeto, para todos poderem contribuir com a implementação das atividades. Acredito que o material permite trabalhar a Educação Financeira em várias vertentes, até questões socioemocionais integrando contextos da realidade cotidiana dos alunos. Estou com muitas ideias, que surgiram a partir das trocas e práticas partilhadas no curso”, ressaltou Cristina Marinõ, diretora da Escola Nueva Granada, na Colômbia.
Para Azucéna López, que atua no Centro Cultural El Rule, da Cidade do México, o projeto tem viabilizado um diálogo importante com os jovens e suas famílias sobre os conceitos do planejamento financeiro e até as oportunidades de empreendedorismo.
“Tem sido emocionante o trabalho realizado com os jovens da fundação. Com as atividades, buscamos que eles tenham cada vez mais consciência sobre como se organizar financeiramente, que entendam que, para atingir suas metas, é preciso planejamento, organização, programação. Junto às ações, conversamos sobre oportunidades de empreender, sobre as questões legais até todo o processo de planejamento e organização”, destacou.