Numa acolhida calorosa, a Escola Maria Neuly Dourado recebeu a equipe IBS no último dia 2 de dezembro, para ver de perto uma exposição dos trabalhos fomentados com os alunos. Diante do histórico de mobilização e parceria com o município, que segue se fortalecendo desde 2009, a visita foi realizada numa caravana, que além da equipe IBS, contou com a presença de gestores municipais de Catalão (GO), Bento Gonçalves (RS), além de parceiros financiadores como Gabriela Torquato (Instituto XP) e Thiago Fernandes (Bank of America), que tiveram a oportunidade de visitar os estandes e conversar diretamente com os alunos e professores sobre trabalhos de artesanato, cultivo de hortas e cactos com a turma EJA do município.
Entre outros projetos, eles viram a produção de sabão feito com óleo de cozinha com a criação de uma marca própria para geração de renda em suas famílias. Teve também uma exposição da proposta “Educação Financeira e Empreendedorismo: Empreender para poupar, poupar para viver melhor”, sob a coordenação da educadora Íris do Céu. “A partir dessa ação temos alunos com marcas próprias já se destacando como empreendedores sustentáveis. Tem estudante que fez seu próprio livro e o colega foi o ilustrador. Tudo produzido em sala de aula. O objetivo é conscientizar as crianças e suas famílias sobre a importância de desenvolver atitudes conscientes e de criar uma relação equilibrada com o dinheiro, através de práticas que permitam a criação de cidadania financeira que proporcione uma melhor qualidade de vida para as famílias”, enfatizou.
Segundo Geane Araújo, Secretária de Educação de Cabaceiras, o momento foi um reflexo da proposta de protagonismo dos estudantes em todas as ações. “Separamos uma pequena amostra dos trabalhos realizados durante todo o ano, que demonstra que tudo que aprendemos com o IBS segue sendo replicado. Na educação aqui o protagonista é o aluno”, ressaltou.
Para a educadora Silvia Sampaio, que acompanha as ações desde 2009, são muitos os legados. “Desde quando o IBS chegou em Cabaceiras, percebi que era muito mais fácil trabalhar com o protagonismo do aluno. Nós conseguimos abrir caminhos para potencializar os talentos do nosso município. Eu fui transformada e busquei levar essa transformação aos meus colegas de trabalho”, disse ela.