Além da plataforma de estudos traduzida para o espanhol, professores colombianos têm aulas de EaD com tradução simultânea e logo estarão multiplicando conhecimentos
O projeto de Educação Financeira do Instituto Brasil Solidário (IBS) vive um momento histórico. Agora, além de estarem presentes em todas as regiões do Brasil, as formações dos educadores extrapolaram a fronteira e chegaram a outro país. Mais precisamente, a Colômbia.
Teve início neste mês de março a primeira formação para educadores do país vizinho. A parceria com os colombianos começou a ser desenhada em 2021e foi concretizada em janeiro, durante reuniões presenciais na capital, Bogotá, e em San José de Cúcuta. No começo de março, começaram as aulas de Ensino à Distância (EaD) para a primeira turma de educadores.
Todos os educadores inscritos contam com a completa plataforma de estudos já conhecida pelos professores brasileiros, toda traduzida para o espanhol. Isso sem esquecer, é claro, dos jogos Piquenique e Bons Negócios (ou melhor, Picnic e Buenos Negocios!). Durante as aulas EaD, realizadas pela plataforma “Zoom”, há tradução simultânea disponível para todos.
“Estamos vivendo um momento extremamente especial. Essa expansão internacional é um sonho antigo do IBS, e a maneira como estamos trabalhando, incluindo o curso de formação dos educadores, é algo sem precedentes na história do Instituto”, diz Luis Salvatore, presidente do IBS. “Estamos felizes com esse momento, e com a segurança e a certeza de poder, com muito orgulho, levar um projeto brasileiro para outros países da América Latina. Nossa experiência será bem-sucedida também na Colômbia.”
Para a primeira turma de formação, há quase 60 educadores colombianos inscritos, das seguintes localidades: Bogotá, Cali, Barranquilla, Madrid, San José de Cúcuta e Boyacá.
Além da tradução da plataforma de estudos online e dos jogos, houve também adequações culturais. É o caso, por exemplo, de cartas de alimentos no jogo Piquenique (Picnic), que para educadores e alunos colombianos ganhou produtos mais comuns ao país.
“Com a Educação Financeira vamos superar esse problema global: a inadimplência. Assim teremos uma sociedade mais evoluída, com segurança para realizar sonhos e metas na vida adulta ”, resume Salvatore.
Assim como ocorre com as formações de educadores no Brasil, o objetivo também na Colômbia é transformá-los em multiplicadores do projeto. Ou seja, os professores não só aplicarão os jogos com os alunos em sala, como também serão responsáveis pela formação de novos educadores no projeto.
Estou amando os conteúdos e inovações que a formação está nos ensinando a ensinar de forma prática, mais também prazerosa aos nossos alunos.