Em Campina da Lagoa (PR), metade dos alunos da Escola Pingo de Gente são da Educação Infantil e ficaram encantados quando viram o Piquenique circulando pela escola. Pensando em incluir os pequenos nas atividades lúdicas de educação financeira, os educadores adaptaram a proposta do tabuleiro, numa versão gigante, utilizando banners reaproveitados para simular todo o trajeto do Piquenique.
“Assim como no jogo Piquenique, percebemos que tínhamos um desafio: como jogar com os alunos da educação infantil sem gastar dinheiro? Dessa forma, optamos por fazer a reciclagem de banners que já tínhamos na escola e que não eram utilizados. Para montar o trajeto do jogo cortamos os retângulos e pintamos de acordo com as cores do jogo original”, explica a educadora Maria Valdete Ferreira.
Os alunos foram divididos em equipes, recebendo 10 américas e escolhendo os itens que iriam comprar, assim como no jogo original. Cada equipe disponibilizou um aluno para ser o pião. Nos desafios de cada casa os professores aproveitaram para trabalhar sobre o tema, relatando a importância de pensar em como usar o dinheiro de maneira consciente.
Segundo a educadora Maria Valdete Ferreira, os professores buscaram apresentar de forma bem direta a diferença do valor de cada item, abrindo espaço para eles compreendessem o conceito de caro e barato e a importância de poupar. “As crianças entenderam que é necessário fazer escolhas e que nem tudo pode ser comprado. É importante ter dinheiro guardado para realizar sonhos. Se quiserem um brinquedo novo, precisam juntar dinheiro para isso. E precisam colaborar nas decisões de compra de seus familiares”, enfatiza.