Dois dias depois, foi a vez de se encantar com as ações realizadas em Monte Horebe (PB), que recepcionou toda a equipe num momento de muita celebração na praça principal da cidade, durante a exposição da Semana de Arte e Cultura em programação aberta para toda a comunidade.
Foi preparado um espaço especialmente dedicado aos projetos de leitura, arte e educação financeira promovidos com o IBS, com direito a um Piquenique gigante, onde as crianças e familiares puderam interagir como “peões” no tabuleiro durante as partidas. O espaço contou ainda com uma exposição das atividades realizadas com a turma EJA, trabalhando o tema “A Liberdade Financeira Não Tem Idade”, estande onde os ganhadores da partida na praça, recebiam um kit trabalhado em sala com cofrinhos sustentáveis.
“É notável a evolução dos alunos em sala de aula a partir dessa iniciativa com os jogos. Tivemos um aluno que não sabia ler e, junto com as atividades de alfabetização e a interação do jogo, hoje já participa até como monitor das atividades. São práticas que ajudam muito no avanço do aprendizado dos estudantes”, ressaltou o educador Lourival Tavares, que leciona desde turmas dos anos iniciais, finais até EJA.
Outro projeto inspirador foi o de Gabriel Cavalcante, de 12 anos. Unindo as trufas da mãe e os conhecimentos adquiridos com os jogos ele se tornou a principal fonte de renda na sua casa, vendendo os doces e tornando-se o “Pequeno Empreendedor” do município. O estudante conseguiu seu carrinho de doces após uma rifa mobilizada pela mãe, com apoio da comunidade e hoje ele marca presença em todos os eventos festivos da cidade, além de fazer a venda diariamente no contraturno da escola pelas ruas do município.