Município paulista recebeu diversas ações do projeto com jogos no dia 4 de maio
Localizado a 62 quilômetros de São Paulo, reconhecido pelo seu clima ameno e pela vocação turística, o município de São Roque se tornou, ao menos por um dia, a capital nacional da Educação Financeira nas escolas.
É que no dia 4 de maio o município recebeu a visita do Instituto Brasil Solidário (IBS) e organizou alguns importantes eventos relacionados ao projeto de Educação Financeira com jogos. Vale lembrar que 72 educadores de São Roque cursaram o segundo ciclo-2022 da formação EaD do projeto, e que 504 exemplares dos jogos Piquenique e Bons Negócios já foram entregues à rede municipal de ensino.
Abrindo as atividades no dia 4, no Núcleo Brasital, o prefeito de São Roque, Guto Issa, e a secretária municipal da Educação, Dircelene Segura Santos, assinaram o termo de doação dos jogos, juntamente com Luis Salvatore, presidente do IBS.
“É com muita alegria que vemos São Roque receber esta iniciativa tão bonita e que apresenta aos nossos alunos este tema tão importante, mas tão pouco difundido no Brasil, que é a Educação Financeira”, disse o prefeito. Para a secretária Dircelene Segura, “o projeto dá a oportunidade para que nossos educadores trabalhem Educação Financeira com nossos alunos, transmitindo lições que podem ser levadas por eles até suas casas, impactando também todo o núcleo família”.
Logo depois, foi realizada a transmissão ao vivo, para educadores de todo Brasil, da última aula online do segundo ciclo de formação EaD, ministrada pelo professor Nacir Garcia Júnior. Dos educadores de São Roques inscritos neste ciclo de formação, 45 acompanharam presencialmente a transmissão ao vivo. Após a aula, todos se dividiram em grupo para participar de partidas do Piquenique e do Bons Negócios sob orientação da equipe do instituto.
Durante a tarde, o IBS visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria José Ferraz Schoenacker, onde se reuniram com a coordenação e educadores para falar sobre as possibilidades pedagógicas dos jogos de Educação Financeira. Posteriormente, alunos de uma turma da 7ª série do Ensino Fundamental puderam disputar rodadas do Piquenique, monitorados pelos educadores.
A presença do projeto de Educação Financeira em São Roque é fruto da parceria entre o IBS e a XP Inc., por meio do Instituto XP. “A Educação Financeira é reconhecida como importante também para a comunidade escolar, e é a nossa forma de melhorar a vida das pessoas em todas as regiões do Brasil”, destacou Marcella Coelho, Head de impacto social da XP.
Educadora chama atenção com fascículos impressos e encadernados
Atenta à transmissão ao vivo da aula online de Educação Financeira, no último dia 4 em São Roque, a educadora Paula Azevedo chamava atenção de todos por conta de uma publicação encadernada que segurava entre os braços.
Eram todos os fascículos da plataforma online de estudos EaD, que Paula baixou em seu computador, imprimiu e encadernou!
“Foi uma escolha pessoal, pois prefiro ler no papel do que no computador. Além do mais, gosto de ir marcando as partes que acho mais importantes”, explicou Paula, que citou ainda outro motivo para a impressão: “Vou emprestar para meu marido estudar e também ficar por dentro da Educação Financeira!”
O IBS oferece gratuitamente todos os fascículos da plataforma de estudos para serem baixados pelos alunos matriculados. O Instituto incentiva essa iniciativa, inclusive para um melhor acompanhamento das aulas online.