Com leitura, sustentabilidade e criatividade, a turma da escola EEEF Felisberto, localizada na zona rural do município de Santo Antônio da Patrulha (RS), tem interagido com o material pedagógico dos jogos, e aplicando-os em outras atividades interdisciplinares, incluindo a produção textual, o incentivo à leitura até em práticas de educação ambiental.
A escola, que faz parte da 11º CRE, tem reservado uma programação que envolve desde a formação dos professores com troca de boas práticas dos mediadores que participaram do curso, até atividades que estimulam o protagonismo dos alunos.
As ações já envolveram atividades literárias com a leitura do livro “Poupar, gastar e ajudar”, a produção de novas cartas abordando temas ao meio ambiente e ações sustentáveis, e ainda uma caça ao tesouro com produtos presentes na lista de compras do Piquenique.
“A escola tem trabalhado com o tema de forma criativa e em várias atividades pedagógicas. Com a turma do 2º ano já foram realizadas atividades de português, em que os alunos precisavam encontrar as consoantes e vogais nas cartas do jogo. Teve ainda uma caça ao tesouro, onde o tesouro eram os produtos da lista de compras do Piquenique. Depois teve um momento de conversa para debater se o produto que foi encontrado era uma necessidade ou um desejo, trazendo um momento de reflexão sobre o que é querer e o que é realmente precisar de algo”, relata Judith Gomes Lopez, assessora pedagógica 11º CRE.