Professora do município de Nova Russas se emociona com relatos dos estudantes do 5º ano
Uma saída pedagógica, parte do ensino de Educação Financeira com jogos, transformou a vida de uma professora e sua turma de 5º ano do fundamental no Ceará.
Ana Carla de Souza, educadora da escola Cornélio Rosa, em Nova Russas-CE, não esquece os relatos de seus alunos após a visita a um mercado do município. “Nosso objetivo era conscientizar os alunos sobre a responsabilidade financeira do grupo familiar, abordando o autocontrole, a organização e o planejamento no dia a dia”, explica. “Fizemos uma roda de conversa em classe, na qual sondamos situações do cotidiano dos alunos, como itens essenciais para alimentação, quais os valores, locais onde os compravam etc. Descobrimos que eles não participavam dessas ações no âmbito familiar, relatando que não se importavam com os custos e com eventuais desperdícios”.
Antes da saída até o mercado, os alunos foram instruídos a fazer uma lista de itens essenciais para a alimentação, com a missão de pesquisar e comparar os preços. Foi então que ocorreu a transformação no enfoque dos jovens.
“Eu e outros educadores ficamos sensibilizados com os relatos”, conta a professora Ana Carla. “Após a saída, fizemos uma avaliação sobre a experiência entre os alunos e colhemos vários relatos. A transformação na maneira como eles encaram a compra de produtos essenciais e sobre o esforço familiar foi enorme”.
Segundo a educadora, muitos alunos nunca tinham vivido tal situação, pois entravam no mercado e não se importavam com o custo das mercadorias. Outros passaram a reconhecer o quanto as famílias se esforçam para fazer a compra dos alimentos essenciais. “Uma aluna contou que agora entendia por que a mãe não podia comprar tudo que ela solicitava. Outro passou a refletir que, a partir daquele momento, não haveria mais desperdício em sua casa, pois a família se esforçava muito para fazer aquelas compras. Jovens que moram em área rural e estudam na cidade compararam preços com mercados próximos de suas casas. Enfim foi realmente uma experiência transformadora e gratificante, que deixou clara a importância e o poder da Educação Financeira”, finaliza Ana Carla.