Dois municípios passam a integrar o EaD e estado entra de vez no mapa do projeto de EF
O estado do Rio de Janeiro entrou de vez no mapa do projeto de Educação Financeira com jogos. Nas últimas semanas, dois municípios fluminenses passaram a contar com educadores inscritos no segundo ciclo de formação EaD-2022. Paralelamente, a direção do IBS esteve em evento da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Rio de Janeiro (Undime-RJ), estreitando laços com dezenas de gestores educacionais interessados.
Os municípios com educadores já inscritos na formação via Ensino à Distância (EaD) são Italva, na região noroeste do estado, e Macuco, na região serrana. As duas localidades são atendidas exclusivamente pela rede municipal de ensino. Em Italva, são 1.132 matrículas no Ensino Fundamental distribuídas entre sete escolas e, em Macuco, 532 matrículas para três escolas. Quanto aos docentes, são 109 no Ensino Fundamental de Italva e 34 em Macuco.
Neste segundo ciclo de formação EaD, o município de Italva conta com 18 educadores inscritos e Macuco, com dois educadores. Ao final do curso, todos poderão aplicar os conceitos de Educação Financeira com os jogos Piquenique e Bons Negócios aos alunos em sala de aula, além de multiplicar o conhecimento para colegas professores. Por enquanto, Italva vai receber 90 exemplares dos dois jogos e Macuco, 50.
No início de abril, o presidente do IBS, Luis Eduardo Salvatore, ministrou palestra sobre o projeto com jogos de Educação Financeira a gestores municipais de Educação. O encontro ocorreu durante o Fórum Extraordinário de Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime-RJ, no Rio de Janeiro, capital.
Vale destacar que a Undime e o IBS possuem firme parceria, responsável por levar o projeto a centenas de municípios brasileiros, em especial na região Nordeste. Após a oportunidade de apresentar o projeto a gestores no Rio, diversos municípios fluminenses entraram em contato com o Instituto a fim de, em um futuro breve, também inscreverem educadores na formação EaD e contar com os jogos de Educação Financeira. Logo traremos novidades!
“O IBS está apoiando nossos educadores a trabalharem com a Educação Financeira de forma inovadora, utilizando jogos educativos que estamos recebendo gratuitamente. Assim, podemos trabalhar desde a infância esses conceitos tão importantes com nossos alunos. Estamos muito gratos” , ressaltou Alda Valéria, Secretária de Educação de Italva.