Dando sequência a “turnê” latino-americana, o IBS fez a última parada da programação internacional, com uma intensa agenda no Chile, realizada entre os dias 3 e 6 de julho, incluindo reuniões com parceiros e oficinas com os educadores.
A parceria com o Chile vem se consolidando desde 2019, quando a equipe IBS teve a oportunidade de visitar as escolas locais de Santiago, e logo depois, contou com a presença de representantes chilenos nas escolas do Ceará, acompanhando o trabalho consolidado de educação financeira no Brasil.
Para este ano, a oficina presencial foi realizada na Escuela Casa Azul, instituição chilena localizada em Santiago, com participação de educadores e gestores locais, que se mostraram entusiasmados em conhecer de perto o material dos jogos “Picnic” e o “Buenos Negocios”, com sua proposta interdisciplinar e gamificada.
A Escuela Casa Azul tem como pressuposto 7 regras irrenunciáveis: selo comunitário-educacional; busca pelo desenvolvimento de meninos, meninas e jovens; se atenta à infância e juventude popular excluída; acredita que a formação transcende os muros da escola; entende que a aprendizagem é um ato coletivo; aliança entre educação básica a altos níveis de conhecimento, habilidades e valores e se reconhece como “contracorrente”. Assim os projetos desenvolvidos pelo IBS vêm a somar a esse sonho que se concretiza.
Por fim, fizemos uma última parada na sede do Bank of America no Chile, onde a pauta discutida foi a integração com projetos de voluntariado da empresa em Santiago, usando e nossa expertise no assunto.