As aulas de educação financeira na escola rural Armindo Rosa de Mesquita, em Catalão (GO), têm promovido várias práticas sobre o consumo consciente, o cuidado com o meio ambiente e até geração de renda, aproveitando os itens fresquinhos da horta e das atividades fomentadas no quintal produtivo da escola.
Depois de promoverem uma feirinha interna com produtos cultivados na horta escolar, com alimentos produzidos em casa, os estudantes encontraram uma outra forma de gerar renda para si e para a escola. Aproveitando o cuidado diário com o minhocário, estão produzindo húmus para adubar as plantas e vendendo o excesso de minhocas para os pescadores locais. Segundo a professora Lúcia Maria Azevedo, que tem acompanhado as atividades, os alunos têm avançado cada vez mais no desempenho em sala e nas propostas de empreendedorismo, já levando lucros nas vendas realizadas na escola.
“Os alunos estão entendendo bem o que é lucro e prejuízo. Temos alunos que mal sabem ler, mas sabem muito bem como comprar e como vender. Querem jogar todos os dias. Na feirinha, cada um trouxe de casa os quitutes que as mães fizeram, e com a venda, levaram o lucro para suas famílias. Estamos agora com o cuidado no minhocário, produzindo húmus para a nossa horta e para comercializar aos pescadores da região”, destacou a educadora, que ainda relatou que a comunidade tem abraçado todas as iniciativas fomentadas na escola e ajudado com as vendas, com a mobilização das atividades junto com os familiares e as rifas para melhorias no espaço escolar e para realização de festas juninas.