Na Escola Manoel Francisco da Mota, os alunos têm participado de todo o cuidado e preparação do solo no jardim e a horta da escola, além de uma Oficina de Cultivo de Cactos e Suculentas, que foram parar na exposição da feira municipal. As atividades incluem à produção coletiva de cordéis, utilizando o regionalismo e temas ambientais como inspiração, agregando a interdisciplinaridade às práticas.
O fomento ao empreendedorismo pode ser acompanhado também na Escola Lafayete Cavalcante, que desenvolveu um projeto de “Bolo Econômico de Banana”, utilizando a folha da banana como embalagem e como base para assar o bolo, que pode ser feito na frigideira com poucos ingredientes. Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar o tema em várias etapas, começando pela leitura “O caso do bolinho”, pesquisa em casa, estudo dos gastos para fazer bolo, criação de uma paródia para venda e até o marketing com direito aos alunos fantasiados de bolinho no momento da feira para atrair o público comprador.
A criatividade e inovação com uso das tecnologias, esteve presente também nas ações realizadas na Escola Eraldo Cézar Araújo, na educação infantil, com um robô que percorre a lista de compras do Piquenique. Enquanto isso, na sala ao lado, a educadora Kelly Soares, desenvolve com a turma a releitura dos jogos, com várias propostas interativas, como um jogo da memória utilizando os produtos da lista de compras. Com a educadora Lidiane Taveira, os alunos criam um jogo digital no wordwall, no intuito de facilitar o entendimento sobre os desafios do jogo Piquenique.
“Os jogos trazem diversas oportunidades de inovar e promover aulas criativas com a turma. Criamos um jogo digital, onde consigo trabalhar a leitura, as medidas de massa e as medidas de capacidade, eles aprendem a usar a tecnologia digital para o aprendizado em sala de aula”, destacou a educadora Lidiane Taveira.
Para Dina de Azevedo, mãe do aluno Samuel, de apenas 9 anos, trazer esse tema de forma tão lúdica e prática com as crianças, contribui para que os pequenos entendam sobre responsabilidades financeiras do dia a dia, que ajudam também no diálogo sobre esse tema dentro de casa. “Desenvolvendo esse tema com as crianças na escola, tanto eles aprendem, como nós pais também, e isso é muito importante. Hoje em dia, empreendedorismo é a pauta do momento, então ver meu filho de 9 anos já conhecendo sobre esse assunto, com certeza é motivo de orgulho”, ressaltou Dina.