PROJETO PILOTO - CEARÁ
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O Instituto Brasil Solidário (IBS) ficou responsável pela cocriação, produção dos jogos, coordenação e desenho de implementação do “projeto piloto” dos jogos Piquenique e Bons Negócios. Realizado no Estado do Ceará, envolveu inicialmente os municípios de Beberibe, Cascavel e Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, de forma que fosse possível, nessa fase inicial de experimentação, o monitoramento diário, semanal e anual acerca do uso dos mesmos, além da avaliação externa de resultados e aprendizados envolvendo escolas, educadores, alunos, famílias e gestores locais.

 

Dentre todas as etapas envolvidas para a implementação dos jogos, com todos os desafios enfrentados e aprendizados obtidos, resultados importantes foram alcançados já a partir de 6 meses de uso dentro de escolas públicas e em realidades adversas das condições de ensino locais.

 

A partir da sistematização dos achados da primeira etapa (realizada no ano de 2017), o projeto foi expandido e testado em 91 escolas, apostando-se com diferentes estratégias de inserção e acompanhamento: oferta pura dos jogos e oferta dos jogos junto com formação e acompanhamento dos educadores e educadoras.

 

A intenção foi testar eventuais diversificações dos jogos a partir das diferentes estratégias, pensando na escala em território nacional e internacional. A partir dos resultados, os jogos chegaram a São Paulo e estão chegando, em 2019 - com nova dinâmica e formato atualizado de regras - a Santiago do Chile, além de novas cidades brasileiras em diversos Estados brasileiros.

 

 

A proposta de Educação Financeira com os
jogos conta com avaliação externa anual,
realizada nas cidades do projeto piloto.
Confira alguns dos principais apontamentos:

 

• Aumento de competências:

capacidade de calcular riscos e oportunidades;

 

• Autonomia e autocontrole: ganhos e gastos;

 

• Conceitos instituídos: poupar e investir;

 

• 77% das escolas que receberam

os jogos melhoraram indicadores em

conhecimentos de Educação Financeira;

 

• Alinhamento interdisciplinar e transversal a
Base Nacional Comum Curricular e a Estratégia
Nacional de Educação Financeira.

 

 

 

 

Relatório do Projeto Piloto

(PDF - 2,8 MB)