PROJETO PILOTO - CEARÁ, BRASIL
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O Instituto Brasil Solidário (IBS) ficou responsável pela cocriação, produção dos jogos, coordenação e desenho de implementação do “projeto piloto” dos jogos Piquenique e Bons Negócios.


Realizado no Estado do Ceará, Brasil, envolveu inicialmente os municípios de Beberibe, Cascavel e Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, de forma que fosse possível, nessa fase inicial de experimentação, o monitoramento diário, semanal e anual acerca do uso dos mesmos, além da avaliação externa de resultados e aprendizados envolvendo escolas, educadores, alunos, famílias e gestores locais.


Dentre todas as etapas envolvidas para a implementação dos jogos, com todos os desafios enfrentados e aprendizados obtidos, resultados importantes foram alcançados já a partir de 6 meses de uso dentro de escolas públicas e em realidades adversas das condições de ensino locais.


A partir da sistematização dos achados da primeira etapa (realizada no ano de 2017), o projeto foi expandido e testado em 91 escolas, apostando-se com diferentes estratégias de inserção e acompanhamento: oferta pura dos jogos e oferta dos jogos junto com formação e acompanhamento dos educadores e educadoras.


A intenção foi testar eventuais diversificações dos jogos a partir das diferentes estratégias, pensando na escala em território nacional e internacional.


A partir dos resultados, os jogos chegaram a São Paulo em 2018 com o apoio da Junior Achievement e, em 2019, a 160 mil alunos em diversos Estados brasileiros, incluindo Santiago do Chile, com nova dinâmica e formato atualizado de regras.
Em 2020, o Instituto Brasil Solidário e o Bank of America seguem juntos para uma nova fase de expansão nacional e internacional.

 

 

A proposta de Educação Financeira com os jogos conta, no
Brasil, com avaliação externa anual, realizada nas cidades do projeto piloto. Confira alguns dos principais apontamentos:

 

• Aumento de competências:

capacidade de calcular riscos e oportunidades;

 

• Autonomia e autocontrole: ganhos e gastos;

 

• Conceitos instituídos: poupar e investir;

 

• 77% das escolas que receberam os jogos melhoraram 
indicadores em conhecimentos de Educação Financeira;

 

• Alinhamento interdisciplinar e transversal a Base Nacional Comum Curricular e a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

 

 

Relatório do Projeto Piloto

(PDF - 2,8 MB)

 
VÍDEO INSTITUCIONAL - PROJETO PILOTO
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