Liderados pela educadora e mediadora Vanderlize de Lima, alunos da Escola La Salle, em Sapiranga, no Rio Grande do Sul, estão desbravando novas fronteiras graças à Educação Financeira. Cursando os Anos Finais do Ensino Fundamental, a turma da professora Vanderlize criou o projeto “Endividados”, com o qual vem sendo convidados para eventos em outros municípios e estados e recebendo premiações.
Recentemente, o projeto recebeu prêmio na categoria Inovação em Projetos Escolares no evento de inovação e empreendedorismo “Summit 2022”, realizado em Sapiranga,
O destaque do “Endividados” é um aplicativo, em fase de desenvolvimento, que oferece ferramentas para o usuário acompanhar os gastos e calcular as melhores maneiras de sair da situação de inadimplência. “O departamento de Informática da Prefeitura de Sapiranga vai ajudar a finalizar o desenvolvimento do aplicativo, que vem sendo muito elogiado”, orgulha-se Vanderlize.
A fonte de conhecimento e inspiração para os alunos é o projeto de Educação Financeira com os jogos Piquenique e Bons Negócios, que são oferecidos à rede pública de escolas de diversas regiões do Rio Grande do Sul. Como ensinam os jogos, todos os projetos de vida dependem de bom planejamento. E com o “Endividados” não foi diferente. Pesquisas, relatórios, participação de educadores de variadas disciplinas foram demandadas até apresentação do trabalho e do aplicativo. “A Educação Financeira vem mudando a maneira como eles encaram o consumo e o planejamento para o futuro”, relata Vanderlize, preparando-se para embarcar com sua turma ruma a Novo Hamburgo, também no Rio Grande do Sul, e Londrina, no Paraná, onde foram convidados para expor o projeto.