“O evento, realizado no último dia 13 de abril, marcou também uma nova etapa de expansão das atividades do Projeto em todo o Brasil, que este ano, percorre 28 municípios, com o objetivo de alcançar 160 mil alunos”
Em grande evento realizado no Centro de Convenções de Sobral, no Ceará, a abertura da nova etapa de expansão nacional do Projeto Jogos de Educação Financeira, realizada no último dia 13 de abril, conseguiu mobilizar um público de mais de 600 educadores, que vieram conhecer de perto uma proposta inovadora de trabalhar a educação financeira de forma criativa e multidisciplinar, através dos jogos educativos “Piquenique” e “Bons Negócios”.
A iniciativa, promovida pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização do Instituto Brasil Solidário, chegou a cidade de Sobral, levando aos educadores uma formação dinâmica e interativa, envolvendo desde palestras sobre os conceitos de poupar, investir e empreender, até um treinamento prático com os jogos educativos.
Durante a programação, o evento reservou ainda uma grande roda de conversas, que contou com a presença do técnico da Secretaria de Educação de Cascavel/CE, Júnior Fernandes, o Secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, além da equipe do Instituto Brasil Solidário e a participação de Thiago Fernandes, responsável pela área de Meio Ambiente, Social e Governança do Bank of America Merrill Lynch na América Latina, permitindo um diálogo aberto, para o público presente, sobre as ideias que levaram o formato e o desenvolvimento dos jogos, além de relatos sobre as vivências e práticas alcançadas nas escolas que iniciaram o projeto, e que hoje, apresentam grandes resultados de impacto em toda a comunidade escolar.
Segundo o Secretário de Educação de Sobral/CE, Herbert Lima, o projeto traz uma metodologia inovadora, que consegue num mesmo material, possibilitar a inclusão da temática de educação financeira associando a assuntos que já estão dentro do conteúdo programático das outras disciplinas.
“A educação financeira já é considerada um conteúdo fundamental no currículo escolar, junto com consciência ambiental, sustentabilidade, empreendedorismo, são temas importante, mas que geram um grande desafio para os professores para associar as disciplinas que já estão na grade curricular, então, dentro dessa proposta dos jogos, a interação de uma criança com um material nesse formato, é muito diferente dela assistindo uma aula expositiva, os recursos que esse projeto oferece têm um potencial muito grande, muito importante, que com certeza os educadores vão perceber isso na prática, trabalhando com esse material em sala de aula”, ressaltou o Herbert.
A atividades práticas não demoraram muito para os educadores que participaram da formação. Complementando o conteúdo apresentado durante as palestras, alunos do Fundamental I e II, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação, foram para um outro salão do Centro de Convenções, para participarem de um treinamento prático com os jogos Piquenique e Bons Negócios.
Em poucos minutos, era possível acompanhar a empolgação dos estudantes, que se dividiram nas mesas para jogarem com seus professores, já tendo o primeiro contato da proposta e metodologia apresentada pelo projeto durante as apresentações no auditório. “É muito divertido, achei muito legal também o fato dos jogos já trazerem essa ideia de economizar, não só o dinheiro, mas fala sobre economizar água, a energia, então já nos dá uma base sobre a vida financeira desde cedo, eu achei muito legal, quero jogar outras vezes”, disse o estudante Francisco Solon.
Para a professora Maria do Carmo, que leciona no Ensino Fundamental I na rede municipal de Sobral, os dois jogos permitem ser trabalhados muito além das aulas de matemática, dando a oportunidade de desenvolver aulas criativas e divertidas com os alunos em todas as disciplinas.
“Conhecendo os jogos, eu achei esse material excelente para trabalhar com os nossos alunos e facilitar o interesse deles dentro de várias disciplinas, não só em matemática, mas em história, geografia, ciências! Eu fiquei encantada com os dois jogos, achei riquíssimo para o aprendizado das crianças, já estou cheia de ideias para as minhas aulas e quero utilizar logo o material na escola”, ressaltou.
Somente em Sobral e na região da Serra da Ibiapaba, incluindo os municípios de Tianguá e Ubajara, foram distribuídos mais de 2.300 jogos, atendendo alunos do ensino fundamental I e II de todas as escolas da rede pública de ensino da região. Dando os primeiros passos da expansão em outros Estados, a formação, envolveu a participação de educadores não só do município de Sobral, mas de outras regiões do Nordeste, que saíram do evento já como multiplicadores da proposta em suas escolas e cidade de atuação, envolvendo equipes de professores e Secretarias de Educação dos municípios de Cabaceiras/PB, Ibitiara/BA, Gentio do Ouro/BA, Iraquara/BA, Irecê/BA, Crateús/CE e Tamboril/CE.
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