O Projeto Jogos de Educação Financeira inicia este ano mais um importante processo de acompanhamento dos resultados das atividades com os Jogos Piquenique e Bons Negócios. Após um período intenso de formações e expansão das atividades do projeto em mais de 30 cidades do Brasil, as escolas participantes estão recebendo visitas de uma equipe da empresa de pesquisa e avaliação de impacto Plano CDE, para a execução de uma avaliação externa qualitativa e quantitativa.
Envolvendo desde grupos focais em diálogo com educadores e alunos, até questionários e entrevistas abrangendo análise nas dimensões cognitivas, comportamental e atitudinal, as avaliações estão sendo mobilizadas em três cenários distintos e importantes para um resultado efetivo do impacto do trabalho de educação financeira que vem sendo realizado utilizando o material dos jogos educativos.
As visitas foram agendadas em escolas dos três municípios que participaram do projeto-piloto: Beberibe, Pindoretama e Cascavel, também numa região que está com o projeto em andamento, nesse caso foi escolhido o município de Sobral, e por último, uma cidade que recebe as ações este ano, mas ainda não está com o material dos jogos, marcado na escola de ensino médio de Serra do Mel/RN.
A proposta inclui um retorno as escolas no mês de junho, com foco numa análise comparativa dos dados coletados inicialmente. As informações adquiridas na avaliação permitem não só uma estimativa importante sobre o impacto das ações desenvolvidas, como possibilita encontrar novas oportunidades de aprimorar o trabalho fomentado para além dos muros da escola.
Na primeira avaliação externa realizada logo após a fase do projeto piloto em escolas do Ceará, os dados apontaram que 77% das escolas que receberam as ações melhoraram indicadores em conhecimento de educação financeira. Os depoimentos coletados durante as entrevistas, trouxeram perspectivas fundamentais para a etapa de expansão nacional das atividades, incluindo uma metodologia de amplo alcance e de planejamento para o currículo escolar, até a construção do Portal “Vamos Jogar e Aprender” com todo o material disponível em fácil acesso, seja o tutorial dos jogos como material de apoio para as sequências didáticas e planos de aula.
Para a elaboração dos questionários e entrevistas, foram pautadas grandes referências nacionais e internacionais com dados do Banco Mundial, CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e Anz Survey of Adult Financial Literacy in Australia.