“Abrindo as atividades em Fortaleza/CE, o Projeto Jogos de Educação Financeira promoveu uma formação com treinamento prático para os educadores da Escola Municipal Imaculada Conceição”
Chegamos à capital do Ceará! O Projeto Jogos de Educação Financeira, promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização do Instituto Brasil Solidário, deu mais um grande passo para a nova etapa de expansão das atividades, levando a proposta para os mais de 300 alunos da Escola Municipal Imaculada Conceição, localizada em Fortaleza/CE.
No último sábado, dia 27, os educadores da escola participaram de uma formação gratuita em educação financeira, com dicas sobre finanças, planos de aula, sequências didáticas, além de um treinamento prático com os jogos Piquenique e Bons Negócios, realizado na sede do Instituto Graça Dias, que é um dos parceiros na escola que está recebendo as atividades em Fortaleza.
Atendendo estudantes do Fundamental I, do 1º ao 5º ano, em sua maioria, residentes das comunidades “Babilônia”, “Gereba” e “Beco do Boi”, no bairro Passaré, o projeto chega a escola como uma proposta pedagógica e social, fomentando nesses alunos, a oportunidade de potencializarem suas habilidades de empreender, investir, economizar e ser um agente de transformação em sua família e comunidade.
Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Imaculada Conceição, Eliene Vital, o projeto trouxe uma percepção diferente de como abordar a educação financeira, principalmente por permitir o aprendizado para crianças a partir de 6 anos de idade, com um método leve e divertido.
“Confesso que ao saber que o tema era educação financeira fiquei receosa por achar que era um assunto de nível elevado para nossas crianças. Mas ao assistir a palestra, os vídeos de depoimentos, fui percebendo o quanto estava equivocada, que esse tema deve sim ser abordado o mais cedo possível na vida das crianças. Para os nossos educadores, o dia foi riquíssimo de conhecimentos. Os jogos são de grande valia para o crescimento cognitivo das crianças, além de conscientizar tanto a eles quantos nós, educadores, pais e toda comunidade escolar do quanto é importante saber a economia financeira. E o mais gostoso, aprender com ludicidade”, ressaltou Eliene.
O jogo de tabuleiros colorido, cheio de desafios e tomada de decisões, encantou a turma de alunos que participou da formação logo no primeiro contato com os Jogos Piquenique. O entusiasmo dos estudantes, permitiu ainda uma rodada do Bons Negócios, com a turminha que ainda estava na faixa etária entre 8 e 9 anos, mas não quis perder a oportunidade de conhecer os dois jogos.
Se os professores estavam ainda receosos da recepção dos alunos, não tiveram mais dúvidas ao ver os estudantes participando de todas as atividades e em poucas horas de formação, já mostrando percepções de consumo consciente e até de educação ambiental. “Eu adorei os jogos, é bem legal e ele ajuda a gente a cuidar de um mundo melhor, porque eu vi aqui que precisamos economizar água, energia, o dinheiro, e eu acho que isso é importante”, disse a pequena Isabelly Fernandes, de 9 anos, aluna do 4º ano.
[ngg src=”galleries” ids=”9″ display=”basic_thumbnail”]