Em Irecê, na Bahia, Educação Financeira é aliada de gincanas ecológicas, produção de orgânicos e conscientização sobre o consumo responsável
A professora Rosy Rodrigues, da Escola Parque Municipal Ineny Nunes, em Irecê-BA, está se revelando uma verdadeira especialista em aproveitar a transversalidade do jogo Piquenique para trabalhar a Educação Financeira aliada a outros temas.
“Temos um ambiente dedicado à Educação Financeira na nossa escola, do qual tenho a honra de ser a responsável neste ano letivo”, explica Rosy. “Tem sido maravilhoso fazer essa transdisciplinaridade a partir do jogo Piquenique”.
Rosy lista algumas das atividades realizadas com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais. “Realizei gincana ecológica a partir de um piquenique ‘real’, produção de cofrinhos sustentáveis com rolinhos de papel higiênico e garrafa pet (os alunos estão realizando um concurso de quem vai poupar mais no cofrinho até o final do ano, além de apresentação teatral sobre algumas leituras literárias que dão enfoque aos princípios de Educação Financeira”.
A Educação Ambiental também não fica fora dos planos da professora de Irecê, sempre com foco na Educação Financeira. “Todo mês, montamos na escola uma barraca na qual vendemos produtos orgânicos plantados na horta da escola com valor abaixo do mercado. Antes, calculamos com os alunos todos os insumos e despesas de produção, com margem de lucro baixa, para no final do ano fazermos um momento especial com as turmas com esse recurso acumulado”.
Rosy cita ainda a regra dos “cinco R´s” como modelo para seus jovens alunos. “Nossos alunos aprendem desde cedo que, se colocarmos como meta, enquanto cidadãos, os cinco ‘R’s’ (Recusar, Reutilizar, Reduzir, Reciclar e Repensar), as gerações futuras serão menos impactadas com a escassez dos recursos naturais e a degradação ambiental”.
Parabéns, professora Rosy e alunos de Irecê! O espírito da Educação Financeira com os jogos Piquenique e Bons Negócios é exatamente esse!