A educadora Sirlene Sousa, da CEMEB Sra. Manoela Sanches Casagrande, em Itapevi (SP), tem aproveitado todo o material dos jogos para introduzir temas relacionados à Matemática e Língua Portuguesa, provando que a Educação Financeira pode, sim, se relacionar com produção textual e atividades práticas sobre o sistema monetário brasileiro.
A turma do 4º ano tem trabalhado sobre os textos instrucionais dos jogos na aula de Português, observando o modelo textual, e já avançam nas atividades sobre organização e planejamento financeiro, conhecendo mais sobre a moeda e como utilizar o dinheiro de forma consciente. Segundo Sirlene Sousa, ela percebeu que muitos alunos tinham dificuldade na resolução de questões simples, que fazem parte do cotidiano, como utilizar a moeda em situações de compra e venda.
“Trabalhamos toda a parte instrucional, com contas e situações problema e, com o jogo, fomos para a atividade prática. Eles amaram e aprenderam como fazer compras, como pagar e como funciona o troco. Muitos comentaram sobre as cartas de conscientização, que falam da reciclagem, do desperdício de água, dos cuidados com o meio ambiente. Parece apenas um jogo, mas acredito que se aprende mais fácil brincando”, enfatizou.