Ao colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas formações do IBS, os professores Luciano Chagas, Geislane Souza, Débora de Oliveira e Eunice Xavier, idealizaram o Projeto CAFEZIN, que utilizou a Educação Financeira de forma interdisciplinar e prática com 120 alunos, dos 4º e 5º Anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zilca Nunes Vieira Bermudes, no município de Aracruz (ES).
A ideia era ensinar empreendedorismo por meio do beneficiamento do Café Conilon, principal fonte de renda de cerca de 80% das propriedades rurais do estado do Espírito Santo. Dividido em teoria, onde foram inseridas rodadas do jogo Piquenique entre as equipes, e a prática, na feitura do café de forma artesanal, foram necessários 65 dias (entre os meses de abril e junho) para a entrega do produto pronto para o consumo.
Durante o beneficiamento, a marca CAFEZIN recebeu um logotipo e os alunos participaram ativamente das sete fases da produção; iniciando com 50 quilos de café “in natura”. Na prática, houve a separação dos grãos maduros e verdes; a secagem à luz do sol; a pilagem dos grãos, com pilão de madeira; separação de cascas e outras impurezas e a peneiragem, preparando cerca de 6,4 quilos de café para a torra.
O café foi moído, envasado e pesado, com 250 gramas para cada embalagem comercializada na própria escola. O projeto uniu várias áreas do conhecimento, como Matemática, História, Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Arte.
“Eles aprenderam sobre os tipos de café, de acordo com cada região e realizaram uma pesquisa sobre qual o café preferido das famílias. Confeccionaram gráficos e cartazes para análise dos dados e pesquisaram a cotação do café para acompanhar a variação do preço no mercado financeiro”, informou o professor Luciano Chagas.