Seis novas cartas serão introduzidas na versão online do jogo, sendo três de ganhos e três de gastos.
O novo Piquenique Online está chegando com a proposta de trazer os mesmos aprendizados do ato de poupar contidos no jogo físico para o ambiente virtual.
Porém, após diversos estudos e discussões dentro da equipe, ficou decidido que o jogo online oferece a oportunidade perfeita para testar novas cartas e explorar novas abordagens. Antes de tudo, é importante reforçar que todas as novas cartas serão amarelas – ou seja, de ganhos ou gastos.
Tarefas domésticas e boa redação darão ao jogador A$ 1, enquanto que o planejamento de compras vai render A$ 2, seguindo a ideia de sempre premiar as boas práticas, o planejamento de longo prazo e o esforço.
Por outro lado, gastos com saúde, desperdício de comida e imprevistos serão onerados em A$ 1 de forma a mostrar que a vida também é feita de gastos que não estavam nos planos ou de atitudes não alinhadas a práticas sustentáveis.
O fato de existir uma carta de ganho com A$ 2 busca equilibrar a perda com a carta “O aluguel venceu”, que obriga o jogador a pagar A$ 2. Assim, temos o mesmo número de Américas tanto nos ganhos quanto nos gastos.
Acreditamos que nessa nova fase do jogo, a plataforma digital se torna ideal para testar novos atributos, abrindo, inclusive, a possibilidade de que essas cartas sejam incluídas em versões futuras do jogo físico.
Fim do jogo terá extrato e classificação final
Outra novidade que será apresentada no Piquenique Online é classificação final do jogo, de forma que fique demonstrado a todos os participantes o quadro final da partida. Cada jogador poderá ver o seu extrato e acompanhar a apuração final das Américas gastas e ganhas durante a partida, bem como o pagamento dos produtos de sua lista.
Mas fique de olho: quem não tiver dinheiro suficiente para efetuar a compra da lista, conseguirá adquirir parte dos produtos, e será informado do saldo remanescente e da quantia que faltou para cumprir seu objetivo.
Esses recursos seguem a premissa da versão física do Piquenique, de simular uma situação real dentro do contexto do jogo, com grande potencial para debates pedagógicos e interdisciplinares.