PIQUENIQUE é um jogo de tabuleiro que promove reflexão sobre decisões de consumo e finanças pessoais de forma lúdica destinado a alunos a partir dos 6 anos. A ideia central do jogo é poupar para chegar ao parque com moedas suficientes para comprar os alimentos de sua preferência e ter a maior quantia de sobra.
No início do jogo, os participantes escolhem os alimentos que desejam levar ao piquenique e, ao longo do percurso, têm a oportunidade de pensar sobre suas escolhas, tomar decisões para resolver questões do dia a dia e lidar com os desafios que surgem.
O simbolismo experimentado no jogo funciona como um recurso para introduzir ou exercitar aspectos importantes no cotidiano, como escolher uma alimentação saudável, comprar, pagar e adiar o desejo de consumir, mesmo em uma situação cheia de desafios e surpresas.
Agora, contamos com a versão do jogo Piquenique em Libras e desejamos que essa experiência também seja significativa para todos os educadores e alunos surdos.
Cartas do jogo em libras
Na versão em Libras é possível escolher dois caminhos: você pode realizar o download das cartas do jogo Piquenique para imprimi-las com um QR Code que possibilita a interpretação de Libras dos textos apresentados ou jogar realizando a interpretação direta dos textos no próprio computador ou smartphone, com o auxílio do nosso assistente virtual, Hugo.
Ao clicar nas imagens abaixo você será direcionado para uma nova página que apresenta todas as cartas, de acordo com o que foi selecionado: ganhos e gastos, tomada de decisão e produtos.
Ao abrir a nova página, siga as seguintes orientações:
· Clique no símbolo de Libras que se encontra no lado direito da tela.
· Espere o nosso assistente virtual lhe dar boas-vindas e, em seguida, escolha a carta que deseja traduzir.
· Clique sobre a carta desejada e acompanhe a tradução do Hugo.
· Caso queira que o Hugo interprete outra carta, aguarde ele finalizar a interpretação da carta anterior e só então clique sobre a carta desejada.
· Repita este mesmo procedimento com as outras cartas do jogo sempre que precisar.
Material de apoio em libras - Download
Ao clicar nas imagens abaixo você será direcionado para uma nova página que apresentará todas as cartas com um QR Code ao lado. Essa ferramenta possibilitará a interpretação de Libras do texto apresentado a partir da leitura feita pela câmera de um smartphone.
Você também pode escolher entre realizar o download e impressão das cartas ou a leitura direta da tela do computador. De todas as maneiras o nosso assistente virtual, Hugo, estará pronto para realizar a interpretação do texto apresentado, permitindo que educadores e alunos surdos compreendam o que está exposto ou sendo solicitado em cada carta.
Se deseja imprimir as cartas, seguem algumas orientações:
· As cartas podem ser recortadas. Neste caso, é preciso manter o QR Code unido a cada uma. Caso contrário, não será possível realizar a interpretação de Libras dos textos.
· Indicamos realizar a impressão em algum tipo de papel que permita uma maior durabilidade das cartas, ou mesmo plastificá-las, para evitar sucessivas impressões e, ainda, promover a economia de papel, impedindo o descarte indevido de resíduos.
· Após o download, mantenha as cartas organizadas e separadas por grupos: cartas produto, ganhos e gastos e tomada de decisão.
· Certifique-se de, toda vez que for realizar alguma rodada do jogo com um público surdo, contar com a existência de um aparelho smartphone que leia os códigos.
Se você deseja realizar a leitura do QR Code da tela do computador, seguem as orientações:
· Aponte o celular diretamente para o QR Code localizado ao lado da carta desejada diretamente no computador.
· Abra a página indicada.
· Clique no símbolo de Libras .
· Clique sobre a carta que aparece no celular e acompanhe a tradução do Hugo.
· Repita este mesmo procedimento com as outras cartas do jogo sempre que precisar.
Feito isso, é só jogar e aprender com a interpretação do Hugo!