A Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves (RS) já conhecia bem as ferramentas Piquenique e Bons Negócios, que vêm sendo utilizadas pelos professores em diversas iniciativas práticas desde 2022. Com a chegada dos jogos PIC$ e PIC$ BIO, em abril deste ano, a equipe interdisciplinar logo se familiarizou com o material e colocou em prática o projeto “Sementes de Criatividade”, sob a coordenação do professor Luís Minozzo.
As atividades estimulam as capacidades cognitivas, de raciocínio lógico e jogabilidade da turma, além de diversos conceitos sobre a relação da humanidade com a natureza. A Secretaria reservou sua Sala de Proficiência como um espaço de exercício e aprendizado a ser ampliado para as escolas. Os encontros reúnem dois grupos, com cerca de 22 alunos, às quartas e quintas-feiras, com as turmas do 4º e 5º Anos, no contraturno das aulas.
“Num primeiro momento, nós fizemos estudos sobre os conceitos de sustentabilidade e questões ambientais, focados nas Olimpíadas de Paris, para depois jogarmos o PIC$ e o PIC$ BIO. Num segundo momento, eles mesmos já se dividiram em turmas e passaram a olhar os novos jogos com maior entendimento de ações e reações”, explica a educadora Cristiane Sachet, aluna do Curso de Educação Ambiental do IBS, que se apaixonou pelos jogos e que pretende ampliar a atividade para outras turmas.
Ainda, segundo Cristiane, as percepções e estratégias dos alunos para a tomada de decisão têm evoluído à medida que se familiarizam com os jogos. “Agora, no segundo semestre, a gente sente um avanço importante, tanto de jogabilidade, quanto de entendimento de mundo, num processo construído a cada rodada”, avalia a educadora, e finaliza: “observo, que esses jogos trazem grandes contribuições para os conteúdos que vêm sendo trabalhados ao longo do ano”, reflete.