Os jogos PIC$ e PIC$ BIO já estão em sala de aula nas propostas pedagógicas em Beberibe (CE) e Cajazeiras (PB), com as turmas participando de atividades práticas.
Em Cajazeiras (PB), os alunos da Escola Carolino Sousa Neto, aproveitaram a rodada com os jogos para debater sobre a importância da coleta seletiva e a reciclagem, para que seja reforçado o descarte correto dos resíduos sólidos, considerando o tempo de decomposição de diversos materiais e causando danos ao meio ambiente.
Durante a atividade, a turma já começou com uma prática, reutilizando o plástico para a confecção de cofrinhos que serão trabalhados nas ações de Educação Financeira, dentro de sala e também em casa, reforçando o planejamento e o caminho para economizar nos gastos do dia a dia. A proposta foi fomentada dentro da disciplina de Artes e Ciências, sob a orientação da educadora Vera Lúcia Saraiva.
“Conseguimos trazer para a aula o PIC$ e o BIO a questão da economia e do cuidado com o meio ambiente, como pontos que envolvem o emocional dos alunos. Assim como é importante fazer a reciclagem do lixo material, para que sua matéria-prima volte a ter uma funcionalidade e não se torne um problema, também é necessário reciclar e ressignificar as emoções. Os alunos transformaram suas emoções, pensamentos, palavras e ações em matéria-prima para criar soluções, cooperação e bem-estar para a humanidade”, ressaltou a educadora.
Em Beberibe (CE), a turma da EM Desembargador Pedro de Queiroz trabalhou utilizou a prática com os jogos da família PIC$ para agregar nas atividades de empreendedorismo, com ações inovadoras, como a criação de robôs. “Já comecei as atividades com o PIC$ e o PIC$ BIO com a turma do 7º ano, e posso dizer que ensinei, mas também aprendi muito jogando com os alunos. Aproveitei o tema, para abordar o empreendedorismo criando robôs, e as muitas oportunidades de inovações e tecnologia no mercado. O material ajudou muito também nas trilhas de aprendizagem da OLITEF, que estou trabalhando com a turma”, ressaltou a educadora Xênia Cardoso.