Diz o ditado: “É de cedo que se torce o pepino”. Sendo assim, por que não trabalhar educação financeira com alunos da educação infantil?
Não são necessários grandes cálculos matemáticos ou conhecimentos profundos sobre a história, nem mesmo a realização de leitura e análise de textos sobre o tema para se trabalhar com o assunto.
Abaixo, algumas ideias de atividades que podem ser desenvolvidas nos mais diversos campos de experiências:
Espaços, tempos quantidades, relações e transformações
- Ofereça para cada criança duas ou três cartas-produto do jogo Piquenique.
- Entregue um papel ou reserve um espaço no quadro para cada aluno.
- Oriente que façam um pontinho no papel ou no quadro para cada América necessária para a compra dos produtos
- Peça que contem a quantidade de pontinhos desenhados, colocando o numeral que representa o valor total
Escuta, fala, pensamento e imaginação
(Alfabetização em estágio inicial)
- Dividir alunos em duplas
- Entregar para cada dupla a cópia de uma carta-produto do jogo Piquenique
- Orientar que circulem com lápis vermelho somente o que for letra, azul somente o que for número e amarelo outros símbolos, como o cifrão, por exemplo
- Colar cartas numa cartolina e deixá-la exposta na sala de aula
Esta atividade pode ser realizada diversas vezes ao longo do tempo para que alunos vejam a progressão
(Alfabetização mais avançada)
- Projetar ou colocar no centro de uma roda duas cartas-produto do jogo Piquenique
- Pedir que alunos identifiquem as letras iguais entre elas
- Entregar aleatoriamente para cada aluno um papel contendo o nome de um alimento
- Colar na parede ao redor da sala com fita crepe as cartas-produto do jogo Piquenique
- Orientar que tentem identificar qual alimento está escrito
Corpo, gestos e movimentos
- Apresentar os produtos da tabela de produtos do jogo Piquenique aos alunos (pode ser entregando uma cópia para cada um ou projetando-a com data show)
- Pedir que cada um escolha um, dois ou três alimentos/bebidas preferidos
- Indicar que alunos irão “pagar” pelos produtos de uma forma diferente: pulando corda ou chutando/jogando uma bola em determinado lugar
- Crianças devem, portanto, contar quantas Américas deveriam ser pagas e pular a corda ou chutar/jogar a bola aquela quantidade de vezes
O eu, o outro e o nós
- Projete ou cole as cartas-produto do jogo Piquenique com fita crepe no quadro
- Peça que crianças apontem ou falem quais alimentos ou bebidas são consumidos em suas casas
- Oriente-os a pesquisarem em casa uma receita que leve um dos ingredientes apontados ou de um alimento/bebida da tabela
- Compartilhe a pesquisa e selecione uma delas junto com a turma para realizar na própria escola. Se possível, tente realizar todas no decorrer das próximas semanas
- No decorrer do processo, conversas sobre desperdício e saúde podem se desenrolar naturalmente
Enfim, existem diversas possibilidades de se trabalhar educação financeira com turmas de alunos pequenos. Basta lembrar que material concreto e atividades mão na massa que envolvam o movimento do corpo são sempre bem-vindos nesta faixa etária, portanto, nada de pedir que as crianças fiquem olhando: deixe-os explorar, pegar, usar!