O projeto “Parquenique”, da EM Professora Isaura Pereira dos Santos, em Itajubá (MG), tem promovido uma série de atividades com ações planejadas para toda a semana com os alunos, trazendo desde a produção de um jogo 3D com maquetes ao longo do tabuleiro do Piquenique, até atividades de planejamento financeiro com acompanhamento dos pais na produção de cofrinhos, incluindo um registro em tabela sobre os gastos da turma ao longo do semestre.
De acordo com a educadora Adenizia Corrêa, para além do momento do Piquenique no parque da cidade, que inspirou o nome ao projeto, as atividades foram divididas em várias etapas com a proposta de proporcionar um aprendizado contínuo ao longo do ano letivo.
“O objetivo geral do projeto não é apenas proporcionar diversão no parque, mas também preparar as crianças para um futuro mais consciente e equilibrado. Antes de ir ao parque trabalhamos questões como convivência, higiene, locomoção, regras, produtos industrializados e naturais. Levamos para o piquenique os produtos sugeridos na tabela do jogo e eles estão amando o jogo. Estou trabalhando com eles em vários formatos”, destacou.
Uma das primeiras atividades realizadas com a turma foi uma análise dos rótulos e embalagens do supermercado, listando no caderno os produtos de cada grupo, determinando quais são de higiene e limpeza ou quais são alimentícios. O momento abriu uma roda de conversas com a turma sobre suas vivências com o uso do produto em casa e mesmo os comparativos de preços no supermercado.
Em outra etapa, os estudantes prepararam um mercadinho com as cartas do jogo e fazer uma lista para depois comprar utilizando as américas, já colocando em prática o aprendizado da rodada dos jogos. Potencializando a atividade, a turma fez ainda um jogo em 3D com uso de casinhas de maquete, colocadas durante o percurso do tabuleiro.
Todas essas ações têm se somado ao cofrinho confeccionado em sala de aula, que contabiliza as moedas economizadas, com a finalidade de comprar um presente de Natal para a turma com essas economias.