Por meio da parceria entre IBS e Sebrae, atividades com os jogos de Educação Financeira já chegaram a oito municípios do estado, alcançando mais de 11 mil alunos da rede pública
A proposta de Educação Financeira com os jogos Piquenique e Bons Negócios, que já está presente em 109 cidades de todo o Brasil, chega ao estado de Rondônia, unindo forças com projetos locais, como o JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esta união de forças promove uma ação continuada de aprendizagem e mobilização, que envolve desde a capacitação gratuita para os educadores da rede pública de ensino até a doação de todo o material pedagógico dos jogos educativos.
Os jogos Piquenique e Bons Negócios já estão disponíveis para os alunos da rede pública das 49 escolas mobilizadas nessa primeira etapa das formações em Rondônia, atendendo os municípios de Nova União, Cerejeiras, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste, Machadinho d’Oeste, Santa Luzia d’Oeste, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé. Diante dos resultados da primeira formação realizada com os educadores de Rondônia, o projeto expandiu novas turmas para 2022, e já tem confirmado mais oito novos municípios pra as atividades deste ano, com prospecção de seguir avançando junto à parceria do Sebrae.
“O projeto com os jogos de Educação Financeira traz uma metodologia inovadora, que vai ao encontro do que promovemos com o JEPP. São ferramentas importantes que somam ao trabalho de capacitação dos nossos jovens aos conceitos do empreendedorismo sustentável. Nossa intenção é levar essa proposta para todas as escolas parceiras, alcançando todos os 52 municípios de Rondônia”, destacou Daniel Pereira, diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia.
Segundo Eni Pereira da Silva, secretária de Educação do município de Nova União (RO), que participou da primeira turma das formações do IBS, o projeto trouxe uma bagagem não só para as atividades em sala de aula, mas para o conhecimento dos próprios educadores que mostraram entusiasmo em aplicar o aprendizado em sua rotina e organização financeira para um consumo mais sustentável e consciente.
“Foram despertadas até entre os professores a necessidade de mudança de comportamento e a visão sobre os conceitos de Educação Financeira. Todos comentaram sobre a importância de contar com esse material e oferecer uma aula inovadora para os alunos”, ressaltou a secretária Eni. “Os alunos aprendem brincando e não vão esquecer jamais do aprendizado, para além de tarefas no quadro. Eles terão contato com a prática e isso é muito importante, nós recebemos o material com a presença do prefeito e do presidente da Câmara aqui do município, estamos muito gratos”, disse Eni.
Mais uma formação para enrequecer cada profissionais da educação.
Com essa formação nós formaremos grandes mestres nesta área.