O canal de Educação Financeira do Instituto Brasil Solidário está repleto de novidades com as gravações realizadas nas visitas em campo nas escolas da Paraíba!
Nessa primeira etapa de lançamento dos vídeos, já temos as muitas práticas inovadoras e criativas desenvolvidas pelos multiplicadores de Campina Grande e Queimadas, trazendo o uso de tecnologias na sala de informática, a arte de forma interdisciplinar, a leitura, alimentação saudável, além de diversas propostas sustentáveis, potencializando todo o protagonismo dos alunos para além dos muros da escola.
Nas próximas páginas veremos algumas dessas histórias que realmente trouxeram impacto. E não vai ficar nisso: logo mais teremos novidades… aguardem!
Campina Grande (PB)
- 1) O Caso do Bolinho: Na Escola Lafayete Cavalcante, os jogos inspiraram um projeto de “Bolo Econômico de Banana”, produzido pela educadora Socorro Barbosa, a partir de um concurso feito em sala de aula, com sugestões trabalhadas pelos próprios alunos na escolha da receita que seria apresentada na Feira de Empreendedorismo. O bolo eleito pela turma utilizou a folha da banana como embalagem e como base para assar o bolo. Além disso, pode ser feito de forma simples numa frigideira, levando poucos ingredientes.
Vídeo: https://youtu.be/3BNH1HnnGIk
- 2) Empreendedorismo com pulseiras de macramê: Na Escola Municipal Presidente Kennedy, os alunos desenvolveram um projeto com pulseiras artesanais de macramê e empreenderam com base no aprendizado. A turma participou de uma oficina e logo iniciou a produção das pulseirinhas para a Feira de Empreendedorismo. Eles conseguiram não só vender tudo que produziram, como pagaram por todo o material que foi necessário adquirir na primeira produção.
Vídeo: https://youtu.be/wkNHfNb9ktk
- 3) Empreendedorismo com resgate da cultura africana: Valorização cultural com empreendedorismo sustentável marcaram as atividades promovidas na Escola Municipal Padre Antonino. Os alunos desenvolveram um produto étnico sustentável e de baixo custo de produção. A turma produziu diversos quadros com bonecas africanas, contando com a doação de tecidos e todo o apoio da escola. Os quadros fizeram sucesso, sendo vendidos 100% da produção na Feira do Empreendedorismo do município.
Vídeo: https://youtu.be/YeV7MzVjkKQ
- 4) Tecnologia e Transversalidade na Educação Financeira: Na Escola Eraldo Cézar Araújo, a criatividade e inovação com uso das tecnologias esteve com destaques nas práticas transversais realizadas com os alunos. A turma criou um jogo digital no wordwall, trabalhando a tabela do jogo Piquenique e teve até um “Explorador Kids” na educação infantil, com um robozinho que percorre a lista feita em tamanho gigante para as crianças acompanharem as atividades. O projeto inspirou ainda a produção de uma releitura do material, como um jogo da memória, e momentos com a nutricionista do município falando sobre alimentação saudável.
Vídeo: https://youtu.be/wod9QL8LYhk
- 5) Empreendedorismo com Cultivo de Cactos e Suculentas: Na Escola Manoel Francisco da Mota, os alunos têm participado de um projeto mobilizado pela educadora Rociene Costa, envolvendo todo o cuidado e preparação do solo no jardim e na horta da escola, além de uma Oficina de Cultivo de Cactos e Suculentas, que foram parar na exposição da feira municipal. As atividades incluem à produção coletiva de livretos de cordéis, utilizando o regionalismo na linguagem e nas ilustrações em isogravura, além de temas ambientais, agregando interdisciplinaridade às práticas.
Vídeo: https://youtu.be/fwTQfE7yzgk