Tudo começou numa visita à casa de um dos alunos da EMEF Almirante Tamandaré. De lá a turma do 5º ano da escola saiu cheia de ideias e ideais: decidiram elaborar um projeto de produção de hortaliças na escola, compreendendo que é necessário planejamento, organização dos gastos e investimentos, além dos cuidados durante o cultivo.
Segundo a educadora Rosnédi Rauch, o tema foi apresentado em diferentes etapas, envolvendo ações criativas e dinâmicas, como a reprodução do teatro “Família DIM DIM”, que trata de Educação Financeira e sustentabilidade de forma lúdica, com linguagem própria para que a criançada aprenda se divertindo. A parte teórica também foi apresentada, trabalhando a história do dinheiro, para que os alunos compreendessem todo o processo de evolução até os dias atuais.
“Iniciamos as atividades abordando algumas palavras e frases que trazem reflexões relacionadas ao tema, para que as crianças colocassem suas opiniões., e nos surpreendemos com as colocações. Na visita à casa de um dos alunos, que tem uma horta no quintal, eles se empolgaram em levar a proposta para a escola. A ideia era reunir num cofrinho o dinheiro necessário para a compra de mudas da horta – e o que não for utilizado na merenda será vendido para mais investimentos e manutenção do espaço”, ressaltou.