Para fechar a programação, trouxemos um tema que é o centro de debates em qualquer projeto. Como podemos identificar as mudanças ocorridas de fato através da educação? Qual o poder e a assertividade da observação do educador? Como mostrar isso quali e quantitativamente? Medir o impacto social e educacional não apenas fornece uma compreensão mais profunda dos resultados de intervenções, mas também contribui para o aprimoramento contínuo e a eficácia das ações voltadas para o bem-estar social e educacional.
Para compartilhar sobre esse tema, o painel contou com a mediação de Luis Salvatore (Presidente do IBS) e de Adriane Zorzi (secretária de educação de Bento Gonçalves/RS), junto aos convidados Edna Lima (coordenadora da SME de Sobral/CE), Márcia Nogueira (técnica da SME de Monte Horebe/PB), Silvia Sampaio (educadora de Cabaceiras/PB) e Elane Nóbrega (educadora de Juazeirinho/PB).
Segundo Márcia Nogueira, o impacto das ações realizadas em sala de aula pode ser acompanhado para além das avaliações, vendo de perto famílias encontrando novas perspectivas para a geração de renda e até a evolução dos alunos na socialização e desenvoltura em sala de aula. “Nossa parceria com o IBS se fortaleceu, principalmente, por vermos que os valores do Instituto condizem com o que buscamos para a nossa população, que é acreditar no ser humano e na sua capacidade de transformar vidas. Posso dizer que numa cidade de cerca 5 mil habitantes, nossos educadores têm acompanhado muitos resultados de impacto direto na vida dos alunos. Por isso, temos agora a pretensão de tornar essa ação da educação financeira uma política pública em nosso município”, destacou.
Márcia relatou sobre as muitas ações realizadas durante todo o ano no município, que envolvem exposições contínuas na praça pública da cidade e até uma oficina de férias com os jogos, que este ano contou com o tema “Empreendedorismo e sustentabilidade”. “Nossa oficina de férias tinha o foco de ouvir nossos alunos, os familiares, trabalhar o tema de forma aproximada com os estudantes e confesso que fiquei com receio de não aparecer ninguém, já que era algo ofertado sem nenhuma obrigatoriedade. Mais de 200 crianças e jovens participaram dessas atividades. Esse projeto é muito grandioso, ele nos ensina a perceber a educação com um novo olhar, um olhar de esperança, de acreditar na capacidade do outro”, ressaltou.
Para Edna Lima, os painéis trouxeram várias perspectivas importantes que podem ampliar as possibilidades já trabalhadas no município, incluindo a importância da integração entre as Secretarias e a forma como o projeto tem conquistado os próprios educadores a serem mobilizadores das atividades.
“Algo que ficou muito marcado em todos que passaram pelos painéis é a transformação que a educação pode fazer e dessa possibilidade que o Instituto também oportuniza aos municípios de poderem se reinventar, inovar em suas práticas, vimos aqui várias oportunidades, reforçando como buscar a inovação sem perder de vista aquilo que tá construído. Isso é algo que mexeu comigo a partir das experiências dos professores, e com essas experiências que a gente ouviu aqui hoje, eu acho que a gente se inspira muito pra voltar pro município”, ressaltou.