Para além da matemática, a própria BNCC trouxe à luz a certeza de que a Educação Financeira não deve ser “mais uma disciplina”, mas uma necessidade e responsabilidade de todos, podendo ser trabalhada de forma transversal e interdisciplinar, entre diferentes áreas do conhecimento.
Para nosso quarto painel, trouxemos os educadores Nazareno Loiola (Parambu/CE); Denise Alves (Cajazeiras e Cachoeira dos Índios/PB), Vanderlize Lima (Sapiranga/RS) e Xênia Cardoso (Beberibe/CE), com a mediação das formadoras do IBS, Márcia Andrade e Zenaide Campos. O painel abriu espaço para um intercâmbio de boas práticas promovidas pelos profissionais convidados, que tem aproveitado todo o potencial interdisciplinar da Educação Financeira.
Através das iniciativas vistas em sala de aula através do projeto, ficou evidente que Educação Física, Meio Ambiente, Geografia e Língua Portuguesa são só alguns dos temas que ganham vida com os jogos Piquenique e Bons Negócios. Para isso, no entanto, é preciso que o professor consiga organizar cada encontro com a turma, identificando os interesses de cada aluno e guiando-os neste processo de desenvolvimento com bons planos de aula.
Segundo Denise Sobreira, professora de Educação Física nas escolas de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras/PB, o trabalho promovido com seus alunos tem sido alinhado a parcerias com os professores de outras disciplinas, com foco em potencializar e agregar temas que já fazem parte da grade de ensino de uma maneira criativa e participativa com as turmas. “Esse momento que estamos tendo nos painéis é de extrema importância pra enriquecer os trabalhos realizados em sala de aula, na escola onde atuo, sempre converso com outros professores, já fizemos diversas atividades dos jogos trazendo temas como História, Artes, Português, Matemática, mobilizando alunos e professores de diversas áreas, com o objetivo de contribuir como agentes ativos no processo de ensino aprendizagem, além de fortalecer a relação aluno-professor, professor-aluno, numa troca onde todos crescem e ganham na construção do conhecimento”, ressaltou.