A educação empreendedora é um tema cada vez mais presente não só no discurso, mas nas mais variadas práticas escolares, ensinando os alunos a abordar e resolver problemas de maneira criativa e eficaz. Vimos o desabrochar de diversas iniciativas inovadoras que partiram de ideias implementadas em sala de aula e que foi possível acompanhar a transformação pessoal de alunos e suas famílias ao analisar oportunidades e repensar possibilidades e caminhos.
Sob a mediação de Gabriela Torquato, do Instituto XP, e Nacir Garcia, Formador de EF do IBS, neste painel, os educadores Caroline de Cássia (Gestora Escolar em Catalão/GO), Maria Auxiliadora (técnica da SME em Catunda/CE), Maria Clara Cândido (aluna em Cabaceiras/PB) e Renato Gomes (coordenador pedagógico da SME em Pirenópolis/GO) relataram as boas práticas promovidas em suas escolas. Um trabalho criativo, com realização de feirinhas, bazares, simulação de compra e venda com protagonismo dos alunos no desenvolvimento das atividades.
Maria Auxiliadora, técnica da Secretaria de Educação de Catunda (CE) trouxe um importante relato. “Logo que recebemos todo o material dos jogos e passamos pela formação, o secretário de educação chamou a rede e explicou que além de fortalecer o projeto, seria implementada a Educação Financeira como disciplina, para que fosse possível uma ação continuada das iniciativas curriculares, independendo da gestão, entendendo a importância de trabalhar esse tema desde a base com nossos alunos”, destacou.
Para Maria Clara, a aluna que se tornou uma empreendedora sustentável, o legado deixado na escola tem marcado a vida dos estudantes a cada ano da prática com o projeto. “Hoje eu vejo as crianças da minha antiga escola jogando o Piquenique e fico muito feliz de ver eles praticando, porque eu lembro da minha prática, o que eu aprendi através dessa iniciativa que me fez chegar até aqui. Tem alunos que me falam que viram o meu vídeo feito pelo IBS e se inspiraram, isso dar um calorzinho no coração. Saber que a implementação do projeto mudou não só a minha vida e a da minha família, mas de muitas outras pessoas. E com isso, pode mudar toda uma cidade, um estado e uma sociedade”, ressaltou a estudante.
Desde 2017, o IBS vem monitorando essas atividades e de norte a sul já conseguiu identificar diversos casos de alunos empreendedores, como o da própria Maria Clara. Mais do que isso, vemos o crescimento do trabalho e estímulo de práticas empreendedoras dentro dos muros das escolas.
Trabalhar esse projeto de educação financeira, é um estímulo aos educando, de forma a capacitar cidadãs aptos a consumo consciente
Trabalhar esse projeto de educação financeira, para os educadores vão capacitar eles a transformar um ensino de qualidade.Os alunos vão estimular mais o interesse em aprender calcular, empreender e até pensar no futuro e forma cidadãos aptos no consumo.
A educação financeira é um ponto muito importante que deve ser abordado em todos as famílias,para evitar muitos problemas financeiros e pessoais na família.