Para celebrar um ano com tantos avanços e o marco histórico do projeto, nada como celebrar o e exaltar o trabalho de “Mobilização e Engajamento” de educadores de todo o Brasil que, após realizar a formação, se tornam mobilizadores e expandem as oportunidades de formação em rede. O primeiro painel do evento teve como foco ressaltar o trabalho promovido por esses educadores que, unidos, vieram ao nosso chamado e seguem engajados, trazendo outros educadores para o projeto, além de boas práticas pedagógicas.
Neste painel, os mediadores Luis Salvatore (IBS) e Thiago Fernandes (Bank of America) trouxeram questionamentos para Carla Carlesso (Bento Gonçalves/RS), Eliana Canedo (Catalão/GO); Fabíola Alessandra Gomes (Campina Grande/PB) e Rosilene Nunes (Esperança/PB) sobre o trabalho que cada uma desenvolveu em seu entorno, falando sobre os obstáculos que enfrentaram e as conquistas que alcançaram na implementação do projeto em seus territórios.
“Falando sobre Bento Gonçalves, existe um antes e um depois da presença do IBS. É esse diferencial, é a parceria, a credibilidade, a aposta que vocês fazem no nosso trabalho. Os professores percebem isso. Os professores que fizeram a formação se tornam multiplicadores, e é isso que traz significado. Vocês nos motivam na secretaria, nós motivamos nossos professores, e eles motivam os seus alunos, que motivam as suas famílias. Essa mobilização se torna natural pelo aprendizado e pela transformação em rede”, destacou Carla Carlesso, assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Bento Gonçalves (RS).
Segundo Eliana Canedo, Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação de Catalão (GO), três pontos definem o diferencial do IBS. “Formação, acompanhamento e monitoramento. É isso que faz a diferença nos resultados de uma iniciativa e o IBS traz esses pontos com excelência”, destacou.
Por falar em mobilização, nos últimos sete anos, apenas na temática da Educação Financeira, dedicou-se a formar 85.585 educadores, em âmbito presencial ou no EAD através de sua plataforma. Para além das milhares de horas dedicadas com muitos desses educadores, foram ainda escritos planos de aula, realizadas escutas com especialista em processos de avaliação externa e monitorados centenas de projetos.
Meu maior desafio foi, como passa para os alunos. Senti que teve muitos obstáculos pois são crianças diante de um novo jogo,cheio de desafios. Más minhas expectativas foi produtiva , pois em meio a tudo muito novo teve sucesso.
Os jogos de educação financeira, ajuda as pessoas nas escolhas mais acertadas e responsáveis sobre o planejamento das finanças pessoais.