A partir das Formações EaD de Educação Financeira, os educadores de Santarém (PA) receberam a equipe IBS na UNAMA – Universidade da Amazônia, para uma oficina presencial realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, com muita atividade prática e rodas de conversa sobre as possibilidades pedagógicas em sala de aula. As atividades chegam ao município a partir da parceria do IBS com o Grupo Ultra e a Ipiranga.
O encontro envolveu os professores e gestores da rede municipal tanto da região denominada “planície” quanto aquelas chamadas “do rio”, como cada dia dedicado a um grupo. Com atividades contextualizadas e trazendo orientações para agregar a educação financeira de forma inclusiva e interdisciplinar nas escolas, os educadores participaram de forma ativa, com discussões acaloradas quando confrontada as ideias de “valor” e “preço”. Quando precisavam apontar sobre os educadores financeiros, deixaram clara a diferença entre aqueles que estão desenvolvendo esse trabalho e aqueles que deveriam fazê-lo.
O conteúdo suscitou debates, especialmente sobre a forma de trabalhar Educação Financeira nas mais diversas faixas etárias, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Para a educadora Diana Ferreira, a formação trouxe vários pontos importantes vistos nas atividades online e que mostram o quanto a Educação Financeira deve fazer parte do dia a dia não só dos alunos, mas de todos. “O momento foi incrível! Foi um complemento da formação online do IBS que eu já tinha realizado. Estou ansiosa para repassar todo esse conhecimento para os meus alunos em sala de aula”, enfatizou.
O momento permitiu ainda que a turma explorasse a BNCC, estudando com atenção as competências socioemocionais e as habilidades descritas para cada área do conhecimento. Tudo isso culminou na criação de diversos planos de aula elaborados durante a formação. Em pequenos grupos, as turmas botaram a mão na massa e começaram a bolar planos com o objetivo de testá-los em sala de aula.