As formações EaD seguem inovando e, para último ciclo de 2024 o calendário ganhou mais dois lançamentos que irão integrar a Trilha de Aprendizagem IBS de agora em diante. A novidade se refere a uma série de capacitações com cursos mais objetivos e curtos, envolvendo um conteúdo ainda mais dinâmicos e prático, para os educadores que já passaram pela formação em Introdução à Educação Financeira.
Para este 4º ciclo de formações EaD foram lançados os cursos Comportamento Financeiro e Alfabetização e Letramento Matemático. Ambos possuem carga horária de 30 horas, certificado e uma programação com diversos vídeos gravados pela equipe pedagógica, com todo o suporte e orientação para aplicar o aprendizado dentro dos planos de aula e sequências didáticas em sala de aula.
A proposta foi apresentada durante a aula inaugural com os educadores, ressaltando sobre as inscrições, que logo esgotaram as vagas assim que compartilhado nos grupos do IBS. “Eu amo os cursos do IBS. Na minha cidade, tive a oportunidade de participar de uma formação presencial, com inclusão e acessibilidade junto a turma de alunos surdos participando ativamente das ações. Até hoje eles falam com muito carinho desse momento. Estou sempre atenta quando saem novidades das formações nos grupos”, disse a educadora Letícia Helen Fassini, de Bento Gonçalves (RS).
No curso de Comportamento Financeiro, as aulas foram divididas em três encontros interativos, trazendo um vasto material abordando conceitos importantes que vão desde o entendimento de padrões de consumo, ideias e análise de comportamento, até noções de planejamento, organização de tipos de despesas do cotidiano, além de educação empreendedora, aliada ao uso dos jogos de Educação Financeira do IBS: Piquenique, PIC$, BIO e Bons Negócios.
Para o curso de Alfabetização e Letramento Matemático, foi preparado um formato assíncrono com vídeos contendo um passo a passo dividido em 6 fascículos, que abordam diversos temas: a quebra de paradigmas que envolvem a aprendizagem da matemática; como explorar diferentes ideias das operações e resoluções de problemas; os sistemas de numeração, adição, subtração, multiplicação, divisão, números racionais e fracionários, aproveitando o material dos jogos doados para as escolas.