A turma do 3º ano da Escola do Futuro ETI Tarsila do Amaral resolveu inovar e levar o Piquenique para outra escala, ao produzir um tabuleiro gigante e as cartas com suas versões ampliadas. Foi diversão garantida com os alunos, pois permitiu que os próprios alunos caminhassem pelo tabuleiro e interagissem com a plateia sobre as tomadas de decisão e os desafios conquistados durante o percurso do jogo.
Segundo a educadora Karine Godoy, a ideia surgiu em conjunto com o professor de Artes, que trouxe a proposta e visualizou uma oportunidade de contribuição mútua entre as crianças que estão na ação do jogo, com as que estão acompanhando a jogada. Para Karine, essa experiência tem permitido que sejam realizados alguns novos combinados para envolver a plateia, explorando ainda mais as oportunidades de aprendizado nas partidas.
“Isso faz com que a aprendizagem se torne ainda mais relevante e eficiente, pois a criança se percebe como parte atuante daquela ação, o que torna a aprendizagem transformadora. As crianças adoraram a experiência, pois se envolveram, participaram, deram contribuições com novas ideias e se divertiram muito. Superou os objetivos iniciais”, ressaltou.