Reforçando a parceria e o fortalecimento do projeto no estado da Paraíba, os municípios que já são parceiros registraram o trabalho dos mediadores na apresentação do projeto para toda a rede, reforçando sobre o início das formações para os educadores que não tiveram a oportunidade de passar pela capacitação EaD do IBS.
Em Monte Horebe (PB), trabalhando o tema “A Educação para a Vida: Por uma Escola que Sonha e Realiza!”, a Secretaria de Educação do município preparou uma semana intensa de capacitações para os educadores, reservando uma manhã dedicada ao “I Seminário Municipal do IBS na Cidade Educadora”, com direito a impressão de um resumo das notícias publicadas nos informativos do IBS, para serem entregues aos educadores.
Para Márcia Nogueira, técnica da Secretaria de Educação e palestrante do seminário, o grande diferencial das atividades promovidas pelo IBS, está no comprometimento e na valorização do trabalho realizado pelos profissionais da educação. “O IBS, tem valores e ideais de vida que comungam com os nossos. Acredita no ser humano e no seu potencial. Acredita na educação como instrumento de transformação de vidas. Eu fico emocionada em ver nossa educação sendo reconhecida e ganhando visibilidade em todo país. Por sermos parceiros do IBS, que tem esse olhar para as pequenas cidades que muitas vezes não tem espaço para mostrarem seu potencial. Por entender que cada pequena ação pode se tornar grandiosa”, ressaltou.
Em Santa Helena (PB), o projeto foi apresentado na jornada pedagógica municipal, com uma palestra que trabalhou o tema “Educação Financeira na Escola: jogando e aprendendo”. A apresentação foi ministrada pela educadora Aclébia Alves, que atua como professora de ciências na Escola Municipal Padre José de Anchieta, e desde 2021, após passar pelas formações do IBS, tem multiplicado as práticas do projeto em toda rede do município.
“Dentre as palestras e ações da jornada, nós reservamos um momento com os educadores para reforçar o engajamento das atividades pedagógicas de Educação Financeira durante todo o ano letivo, alcançando 100% das escolas municipais de ensino fundamental, com práticas interdisciplinares. A ideia é potencializar as atividades, com participação ativa dos alunos, e ao final, fazermos uma culminância, com uma feira de exposições”, destacou.
Em São José de Piranhas (PB), a apresentação incluiu um momento de mobilização para as inscrições dos próximos ciclos de formação, além do cronograma do Dia D de Educação Financeira, incluindo o vídeo de apresentação do projeto. “Fizemos uma apresentação do ciclo do formativo do IBS, repassando o link da inscrição, todos os cursos ofertados e colocamos no nosso plano de ação as datas do dia D da educação financeira. Para esse ano, acredito que a proposta vai se fortalecer ainda mais e teremos muitas inscrições dos educadores do município nas formações”, destacou a educadora Maria Elivauma Fernandes, técnica da Secretaria de Educação.