Assim como na edição de 2021, nova edição tem três semifinalistas multiplicadores do projeto com os jogos
Uma professora e duas alunas que participaram das atividades com os jogos estão confirmadas como semifinalistas do Prêmio Educação Financeira Transforma, o maior prêmio da categoria no Brasil. Promovido pelo Instituto XP, o prêmio contou com inscrições de mobilizadores de várias regiões do país e é sempre um orgulho ter profissionais ligados ao IBS entre os destaques.
As três semifinalistas já fazem parte do nosso ciclo de mediadores atuantes do projeto nas escolas, que vem se destacando com ações inovadoras de empreendedorismo sustentável, a importância do consumo consciente e dos cuidados com o meio ambiente dentro dos conceitos da educação financeira, e até o trabalho em rede com planos de aula que são inspiração e se tornaram referência para municípios do entorno das escolas beneficiárias.
Na categoria “Professor”, a educadora Rosilene Nunes foi a indicada. Tendo iniciado a implementação em Cabaceiras (PB), se tornou embaixadora do projeto em 2019 na região, multiplicando o trabalho em comunidades vizinhas, como a cidade de Esperança (PB), onde ela desenvolveu e aplicou 44 planos de aulas que passaram a integrar o currículo escolar das escolas de ensino público do município, além da mobilização em todo o Estado da Paraíba junto a parceria com a UNDIME, alcançando 79 municípios na região.
Já na categoria “Aluno”, mas ainda em Cabaceiras (PB), a “Hollywood nordestina”, Maria Clara se descobriu uma empreendedora sustentável, montando seu próprio espaço de produção reaproveitando o material que seria descartado no ateliê do seu pai, que é artesão na cidade. As tirinhas de couro se tornam pulseirinhas feitas à mão e fazem muito sucesso tanto na escola quanto na comunidade. Com o trabalho realizado no ateliê, a estudante já é convidada para dar palestras de empreendedorismo na região e participar de feiras municipais de artesanato.
A outra estudante indicada foi Yana Cardoso, de Beberibe (CE), com o projeto “Lixo Social Desafio do Século”, que nasceu de uma proposta para a Feira de Ciências da escola e se tornou uma meta para implementação com sua turma do ensino médio. A proposta trata sobre o acúmulo do lixo eletrônico recorrente entre os jovens e como reaproveitar esse material e fazê-lo gerar renda. Yana é filha da educadora Xênia Cardoso, que em 2021 foi finalista desse mesmo prêmio.
A representação de nossos alunos e professores avançando em mais uma etapa desse importante reconhecimento nacional, representa também um marco e uma conquista do trabalho de atuação do projeto, que em 2021 recebeu o prêmio na categoria “ONG”. No próximo dia 01 de março está prevista a divulgação dos finalistas. Já a entrega oficial da premiação ocorrerá no dia 22 de março, pelas mãos de grandes nomes e referências da Educação Financeira em todo o Brasil.