Ainda em 2009, muito antes de os jogos existirem, o IBS levou e fomentou pela década seguinte, um projeto formativo presencial que revolucionou a educação pública de Cabaceiras (PB), transformando-a em um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado!
Por trás disso, entre tantas pessoas comprometidas com a educação, estava Rosilene Nunes Albuquerque de Oliveira, nossa educadora premiada na categoria Professor(a) do Prêmio Educação Financeira Transforma. O que muitos não sabem é que a Educação Financeira só chegou a Cabaceiras dez anos depois, em 2019, durante o lançamento da primeira expansão do projeto, ocorrido em Sobral (CE). Desde então, ela se tornou a embaixadora dos jogos Piquenique e Bons Negócios na Paraíba e, junto com a Undime Paraíba, nos ajudou a chegar a 79 municípios do Estado (veja a evolução no gráfico) e 106 mil estudantes.
“Por meio da mobilização e com a multiplicação dos jogos, vejo que alunos e famílias mudaram a maneira como lidam com finanças e meio-ambiente. Só consigo isso junto com os educandos e educadores dos municípios nos quais convivo. Percebo que a Educação Financeira com os jogos contribui para o combate às desigualdades sociais e para uma vida financeira mais equilibrada”, destaca a professora, que é concursada na Rede Pública de Ensino dos municípios de Cabaceiras e Esperança. Por 11 anos, Rosilene foi secretária municipal de Educação, Cultura e Desportos de Cabaceiras e atualmente atua como coordenadora da Busca Ativa Escolar e na Articulação do Selo Unicef.
Para além dos jogos, entre tantas ações em temas transversais que o IBS levou para Cabaceiras, muitas se transformaram posteriormente em políticas públicas, desde a Leitura à área Ambiental. Um ciclo de mais de uma década de ações e que agora se transforma em reconhecimentos e prêmios. “Estou radiante em receber esse reconhecimento de forma nacional por uma Instituição de respaldo e, principalmente, por ter passado em três etapas tão criteriosas por um grupo seleto de jurados renomados”, comemora.
Por tudo isso, pelo empenho e dedicação com projetos mobilizados, o IBS sempre irá apoiar e reconhecer o valor que Rosilene nos ajudou a conquistar. “Este projeto com os jogos funciona muito bem, principalmente no Nordeste, na Paraíba e no Cariri-Sertão. Um trabalho desbravador, persistente e resiliente por aquilo que acreditamos que é transformar a educação através das ações”, finaliza.
“Toda essa transformação na minha vida se deu desde 2009 quando firmamos a parceria com o IBS para executarmos ações no município de Cabaceiras, transformando a autoestima das pessoas. A parceria era por 3 anos e se estende até hoje porque o comprometimento é mútuo”, destacou.