Entre os dias 10 e 17 de fevereiro, a equipe do Instituto Brasil Solidário junto com representantes da empresa de pesquisa e avaliação de impacto Plano CDE, estiveram em campo visitando as escolas que participam do Projeto Jogos de Educação Financeira para a execução de uma nova etapa de avaliação externa qualitativa e quantitativa.
O processo ganhou uma nova ferramenta tecnológica de auxílio no levantamento de dados e pesquisa da avaliação, levando para sala de aula o uso de tablet nos questionários realizados com os alunos. A novidade permitiu mais agilidade e modernização do sistema, além de maior concentração dos alunos, que mostraram entusiasmo em participar da pesquisa utilizando um equipamento digital.
“Foram duas semanas intensas de avaliação nas escolas, mas ultrapassamos as expectativas de mobilização e diálogo com os educadores, conseguimos conversar com um número bem maior de turmas do que tínhamos planejado, e nesse processo, aproveitamos para ouvir as sugestões dos professores, que enfatizaram o potencial dos jogos para várias outras disciplinas e deram boas dicas de sequências didáticas que podem ser incluídas no portal do projeto para inspirar outras atividades em sala”, ressaltou Vicente Melo, Coordenador Pedagógico do Projeto Jogos de Educação Financeira.
Envolvendo desde grupos focais, aplicação de questionário e entrevistas com os educadores e alunos, as pesquisas foram realizadas em três cenários distintos, sendo o primeiro dentro das regiões que participaram do projeto-piloto: Beberibe, Pindoretama e Cascavel, o segundo numa região que está com o projeto em andamento, nesse caso foi escolhido o município de Sobral, e por último, uma cidade que recebe as ações este ano, mas ainda não está com o material dos jogos, marcado na escola de ensino médio de Serra do Mel/RN. A proposta inclui um retorno as escolas no mês de junho, com foco numa análise comparativa dos dados coletados inicialmente.