Região do município de Uruguaiana abraça o projeto, e educadores já estão organizando até mesmo um livro com as ações realizadas
O trabalho dos mediadores do projeto de Educação Financeira com jogos está fervilhando pelo Rio Grande do Sul. Nos municípios gerenciados pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Secretaria Estadual, a formação de novos educadores no projeto se multiplica na mesma medida em que cada vez mais alunos da região são apresentados ao conceito de Educação Financeira.
“Neste mês de julho estamos finalizando a capacitação de mais um grupo de educadores. Os professores já formados no projeto de Educação Financeira aqui na região estão aplicando diversas atividades com os alunos, envolvendo os jogos Piquenique e Bons Negócios”, explica a educadora Marlise Grecco, coordenadora do projeto na região, que está formando cerca de 60 professores na prática da Educação Financeira com jogos.
A 10ª CRE engloba os municípios de Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Barra do Quaraí e Manoel Viana, todos localizados bem próximos às fronteiras com a Argentina e o Uruguai.
Os educadores que passam pela formação com os mediadores contam com a plataforma online de estudos, oferecida pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), bem como podem assistir às de Educação Financeira, disponibilizadas no mesmo ambiente digital. Mas, como excelentes multiplicadores, os mediadores da região de Uruguaiana seguem o aconselhamento do IBS e também realizam encontros presenciais para a prática dos jogos Piquenique e Bons Negócios.
“O curso online oferece muita segurança aos educadores, que contam com assessoria constante de nossa parte e do próprio IBS. Mas realizamos encontros presenciais em Itaqui, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde professores da rede estadual entram em contato direto com os jogos e suas possibilidades pedagógicas”, prossegue Marlise.
Como resultado desta multiplicação do projeto, os maiores beneficiados são os alunos da rede pública da região. Afinal, já são inúmeras as ações pedagógicas fundamentadas no projeto e realizadas nas escolas. Em Uruguaiana, os alunos das escolas João Fagundes e República do Uruguai, por exemplo, realizaram campeonatos internos do jogo Piquenique, com destaque para a transversalidade de temas: Educação Ambiental, nutrição, prática de exercícios físicos, entre outros.
Projetos vão virar um livro!
A coordenadora Marlise Grecco explica ainda que a riqueza de projetos realizados nos municípios da região é tamanha que vão render um livro. “Pretendemos publicar um e-book (livro digital) até o final do ano, reunindo o projeto das escolas”, conta. “Estamos na fase da escrita desses projetos e logo depois vamos organizar em um livro.”