Em Bragança Paulista, educadora não poupa esforços para transmitir os conhecimentos entre colegas, atingindo mais escolas e alunos
O trabalho das mediadoras de Educação Financeira – educadoras que cursaram as formações do IBS e passaram a multiplicar o conhecimento entre colegas – segue surpreendendo a todos positivamente.
A educadora Jacqueline Mori é uma das líderes do grupo de mediadoras no município paulista e nos escreveu um rico depoimento sobre as atividades do grupo. Confiram.
“Em Bragança Paulista, houve um planejamento minucioso para que o curso de Introdução à Educação Financeira, oferecido na modalidade EAD e de forma assíncrona, proporcionasse a flexibilidade do horário de estudos aos participantes, mas, ao mesmo tempo, garantisse a qualidade do curso síncrono através da proximidade entre mediador e cursista. Esta é uma característica muito positiva na atuação do IBS que buscamos manter enquanto diferencial no trabalho com a Educação Financeira no nosso município.
Para isso, organizamos os grupos de WhatsApp das turmas e enviamos um cronograma de desenvolvimento do curso, elencando datas e fascículos, com base no qual orientamos os cursistas, minimizando possíveis dificuldades ao longo do percurso.
Além disso, organizamos encontros presenciais com diferentes focos e divulgamos o curso entre os gestores das escolas municipais, até mesmo para refletir sobre a importância do lúdico através do estudo de referenciais teóricos junto aos professores coordenadores. Assim, fortalecemos o trabalho com o Jogo Piquenique nas escolas de maneira intencional e planejada.
Vejo que esse movimento foi muito produtivo, pois compartilhamos nesses grupos registros do trabalho que está sendo desenvolvido junto a alunos do 4º e do 5º ano nas nossas 39 escolas municipais. São em torno de 3.500 alunos participando do trabalho com o jogo Piquenique.
Estamos muito felizes porque 62 educadores concluíram o curso e muitos compartilharam conosco sua satisfação em relação às aprendizagens provocadas, e como elas têm colaborado com sua atuação em sala de aula, bem como enquanto cidadãos conscientes através de um comportamento financeiro mais reflexivo.
Acredito na educação enquanto processo de transformação social e que este trabalho com a Educação Financeira por meio da formação de professores e atuação de forma lúdica junto aos alunos, utilizando o jogo Piquenique de maneira intencional e planejada, tem muito a contribuir para além dos muros da escola.”