Educadora da rede municipal cria planos de aula envolventes e inspiradores
A professora Luana Fernandes, da rede municipal de São Roque, em São Paulo, é uma fonte constante de motivação e inspiração para todos os envolvidos no projeto de Educação Financeira – Vamos Jogar e Aprender.
Desde que entrou em contato com os jogos Piquenique e Bons Negócios, oferecidos à rede municipal do município, localizado a cerca de 60 quilômetros da capital paulista, Luana tem brindado colegas, alunos e também todos do Instituto Brasil Solidário (IBS) com sua criatividade e determinação em levar planos de aula inovadores e envolventes para suas turmas. “É notório que administramos mal nosso dinheiro, e os alunos percebem essa carência de conhecimento nesta área. Eles gostam, se interessam e envolvem a todos”, analisa a educadora.
E engana-se quem já está apostando que a professora Luana leciona Matemática. A sua disciplina de coração e dedicação constante é a Língua Portuguesa. “Admito que quando comecei a formação EaD em Educação Financeira tive dúvidas se seria útil para a minha área”, recorda. “Mas estava enganada! Logo me encantei com o potencial da Educação Financeira sobre nossas vidas, e sobre como o projeto pode ser trabalhado com diversas disciplinas curriculares e estratégias pedagógicas.”
Os alunos da professora Luana cursam do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental na Escola Professor Antônio Cavaglieri. “O projeto do IBS dá aos educadores muito suporte. Logo de início tive contato com planos de aula disponíveis para os educadores matriculados na formação, todos eles muito inspiradores”, relata.
E Luana se inspirou a valer! Desde o primeiro semestre deste ano, ela já desenvolveu planos que envolveram redação, gramática, ortografia, tudo isso caminhando em paralelo com a prática dos jogos Piquenique e Bons Negócios. Recentemente, promoveu concurso sobre a escrita correta de palavras encontradas nas cartas do Piquenique, aos moldes do programa “Soletrando”, célebre gincana transmitida no programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. “Identifiquei muitas grafias erradas e não queria apenas aplicar exercícios de fixação. Surgiu a ideia de fazer um ‘Soletrando’ e logo recorri ao jogo Piquenique como fonte das palavras.”
Inspiração aqui mesmo (literalmente!)
A mais recente empreitada de Luana Fernandes e seus felizardos alunos envolve este boletim, o Educação Financeira em Foco! “Vamos trabalhar com a estrutura de gênero jornalístico e vou utilizar o Educação Financeira em Foco como exemplo”, explica a professora de São Roque. “Desta forma, vou tratar com eles todas as etapas de elaboração, produção, revisão e publicação dos textos sem perder de vista os ensinamentos da Educação Financeira”.
Estamos curiosos para ver o resultado e, por que não, publicá-lo aqui!