Inspirado na proposta do 30 minutos pela Leitura, que já faz parte do calendário mensal das escolas parceiras do IBS, os educadores da Escola Germano José de Nascimento, em Beberibe (CE), implementaram o 30 Minutos com matemática, aproveitando todo o material lúdico e criativo dos jogos de educação financeira.
Assim como no projeto de leitura, todas as turmas são convidadas a participar de um momento dinâmico e interativo voltado ao ensino da matemática, na mesma data e horário. As atividades envolvem desde a educação infantil, até as séries do fundamental I e II, utilizando não só o momento de rodada de jogos com o Piquenique e Bons Negócios, como toda a proposta pedagógica disponível no portal do projeto.
Segundo a educadora Xênia Moreira, a escola já está no segundo mês de atividades do projeto e tem possibilitado muitas iniciativas de interação com os alunos, abordando a educação financeira de forma interdisciplinar com apoio de toda a escola.
“A partir do 30 Minutos pela Leitura, vimos que a matemática poderia ser abordada com a mesma proposta, então iniciamos o projeto mobilizando todas as turmas num calendário mensal, onde os professores abordam o tema de diferentes maneiras, com cards, histórias e muitas atividades práticas, aproveitando, por exemplo, os vídeos já postados no portal dos jogos de educação financeira”, explica a educadora.
No mês de março, a atividade foi realizada com foco em ressaltar a importância da educação financeira, onde o tema foi trabalhado em todas as disciplinas dentro do conteúdo de cada educador. Entre as ações com os alunos, teve a exibição do vídeo da série do projeto com os jogos “Educação Financeira para Além dos Muros da Escola”, dando espaço para os alunos relatarem suas percepções sobre como deve ser trabalhado o planejamento financeiro e o consumo consciente dentro dos conceitos vistos em sala de aula.
“A educação financeira é muito mais que apenas saber economizar o dinheiro. Ela consiste em práticas que tem o objetivo de trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro. Ela ensina a construir um planejamento financeiro que visa o bem estar”, enfatizou a aluna Mickaelle Santos, do 9ª no, em texto produzido para a atividade do projeto.